Celular controla, à distância, climatização automatizada de ambientes; entenda a inovação - NetAv

Celular controla, à distância, climatização automatizada de ambientes; entenda a inovação

Home Theater | 2015-12-07

Moradores da casa podem controlar a temperatura dos ambientes mesmo à distância, via smartphone; especialista reforça que o sistema permite uso racional de energia elétrica, outra vantagem além do conforto de chegar em casa e encontrá-la com a temperatura ideal.

Painel touchscreen utilizado para o controle da climatização automatizada.

Se antes o poder de ‘falar’ com os ambientes da casa via ferramentas tecnológicas era concedido apenas aos personagens de filmes e desenhos animados futurísticos, como os Jetsons, hoje em dia, já se tornou rotineiro controlar, por exemplo, a temperatura do lar pelo celular ou painéis touchscreen. Conhecida como climatização automatizada de ambientes, a ferramenta é uma das possibilidades da tecnologia de automação para deixar a casa mais ‘inteligente’ – podendo envolver, ainda, o controle das persianas, criação de cenários de iluminação e equipamentos como o home theater. 

Automatizar a climatização possibilita o controle presencial ou à distância do sistema de calefação, aquecimento do piso, do ar condicionado central e, também, de outros aparelhos que trazem conforto térmico aos ambientes. Qualquer aparelho pode ser automatizado, até mesmo os ventiladores .“Caso a pessoa esteja dentro ou fora de casa e resolva acionar o sistema de climatização, é possível fazer isso com o próprio celular” , explica Daniel Gustavo Broilo, diretor de expansão e sócio da Home & Tech Franchising, primeira franqueadora na área de áudio, vídeo e automação do Brasil. “Outra forma de controle é por meio de painéis touchscreen, instalados na própria casa, em ambient es previamente determinados”. 

A grande vantagem do serviço é a possibilidade de acioná-lo à distância, também pelo celular. “O morador pode ligar o ar condicionado da casa no trajeto para o lar, de dentro de carro: é só abrir o aplicativo da Home & Tech e já programar o comando desejado. Dessa forma, quando chegar em casa, o ambiente já estará climatizado”, afirma Broilo.

Horários e programações também podem ser previamente agendados pelo sistema de climatização automatizada. Mas os benefícios vão além do conforto e comodidade: o uso racional e sustentável de energia também é outra vantagem da climatização automatizada de ambientes, principalmente, no caso de empresas. “É comum que os funcionários se esqueçam de desligar o ar condicionado durante os horários de almoço, fim de expediente e finais de semana. Com esse sistema, ele pode ser programado para os horários exatos em que há atividade na empresa, economizando energia”, ressalta o empresário.

Os aparelhos necessários para o conforto térmico podem ser encontrados em lojas de climatização; porém, a sua integração deve ser feita por empresas especializadas em automação, como a Home & Tech, que os transforma em equipamentos inteligentes, aptos para ‘conversar’ com os ambientes. “O norte é sempre a elaboração de um projeto personalizado para cada caso, feito com base na planta da casa e as possibilidades técnicas que ela oferece. O investimento vale muito a pena, vale conferir”, finaliza Broilo. 

Mais informações sobre automação e a ‘casa inteligente” podem ser obtidas no site da Home e Tech: http://www.homeetech.com.br/