Empresa mostra como tornar residências e escritórios mais inteligentes na “FEICON 2016” - NetAv

Empresa mostra como tornar residências e escritórios mais inteligentes na “FEICON 2016”

Automação | 2016-04-08

Automação de iluminação wireless, aspiração central e sonorização de ambientes são algumas das novidades da Biltech no evento do setor de construção civil.

 

A Biltech vai mostrar na “FEICON 2016” – evento de construção civil que acontece na capital de São Paulo de 12 a 16 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi – inúmeras soluções visando a maior redução do consumo de água e de energia elétrica. Essas novas tecnologias englobam desde modernos conceitos de aspiração central e de aspiração portátil, bem como de automação de iluminação e de comandos eletrônicos.

Aspiração central

No segmento de aspiração central, a Biltech disponibiliza no Brasil vários modelos de aspiradores centrais da marca “BEAM/Electrolux”, com diferentes capacidades de sucção. Suas aplicações vão desde apartamentos de médio tamanho, até grandes empreendimentos residenciais, comerciais e escritórios de alto padrão.

Toda linha “BEAM/Electrolux” incorpora o que há de mais moderno em tecnologia de aspiração, tais como motores menores, mais potentes e silenciosos que, aliados a turbinas redesenhadas, resultam em maior rendimento com menor consumo de energia elétrica (até 30% menos consumo quando comparado a modelos anteriores).

“Aspiradores centrais limpam bem mais rápido do que os aspiradores convencionais. Por isso consomem menos energia elétrica. Além disso, higienizam o ambiente e melhoram significativamente a qualidade do ar”, afirma Antonio Caramico, diretor da Biltech.

Mangueiras de embutir

Uma interessante novidade que a Biltech mostra em primeira mão na “FEICON 2016” são as mangueiras de embutir “Retraflex”.  Fabricadas no Canadá, essas mangueiras com tamanhos de 9, 12 e até 15 metros são retráteis e ficam totalmente embutidas na tubulação de parede.

“Além de todas as facilidades e ótimos recursos proporcionados aspiração central, agora nem mesmo a mangueira precisa ser transportada pelo encarregado da limpeza. Basta desembutir da parede a quantidade de mangueira necessária, conectar o módulo de aspiração e começar o serviço”, afirma Antonio Caramico.

Aspiração central compacta

Atual tendência do mercado imobiliário brasileiro, os micros-apartamentos, lofts e estúdios já podem dispor do moderno recurso de aspiração central com as centrais “InterVac”. Elas possuem todos os recursos das grandes centrais, sem a necessidade de tubulações embutidas nas paredes.

Esses práticos e compactos aspiradores centrais são silenciosos e cinco vezes mais potentes que os aspiradores de pó tradicionais, o que resulta em grande economia de energia elétrica. Eles são dotados de um revolucionário processo de tripla filtragem, dispondo de cinco camadas de fibras entrelaçadas (com classificação HEPA – High-Efficiency Particulate Air), que consegue reter 99,97% das micropartículas hipoalergênicas.

“Aspiradores de pó convencionais simplesmente recirculam a sujeira, coletando apenas detritos de maior tamanho e lançando as impurezas no ar do próprio ambiente. A aspiração central que comercializamos com exclusividade – seja ela de pequeno, médio ou de grande porte – higieniza os ambientes eliminando o ar impuro. Seus filtros bactericidas conseguem reter partículas minúsculas, maiores ou iguais a 0,3 micrometros, tais como pólen, fungos, ácaros e pelos de animais, que são os grandes causadores de muitas doenças crônicas e alérgicas”, explica Antonio Caramico.

A central de aspiração “InterVac”, por suas pequenas dimensões (24,3  x  41,6 x 10cm), pode ser embutida na parede ou fixada, por exemplo, dentro de gabinetes ou armários. Ela é perfeita para barcos, trailers e motorhomes. Sua mangueira extensível, com alcance de até 12 metros, associada a inúmeros acessórios, forma um conjunto adequado para aspiração de diversos tipos de superfícies: carpetes, cortinas, estofados, pisos frios, laminados, painéis de instrumentos etc.

Sonorização de ambientes

A mais recente novidade da Biltech é o sonorizador de ambientes “KBSound BT”, fabricado na Espanha pela “EISSOUND”.  O modelo “BT” é uma inovação da versão anterior, já que agora permite a criação de uma segunda zona de áudio, com controle de volume independente, através de uma saída pré-amplificada.

O novo KBSound BT é também o primeiro sonorizador de ambiente que não necessita do controle remoto físico: agora todos os comandos são realizados por meio do aplicativo KBSoundBT, disponibilizado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple (App Store) e do Android (Google Play), podendo ser instalado em qualquer smartphone e tablet. Além das emissoras de rádio FM, essas diferentes fontes de áudio também podem gerenciar a execução de seus arquivos sonoros e comandar as duas zonas de áudio: Master e Slave.

Do tamanho da palma da mão (20 x 5,3 x 5,6 cm), esse pequeno receiver pode ficar embutido no forro ou dentro de qualquer móvel residencial ou comercial. Ele possui sintonizador de rádio FM com memória para 30 estações, amplificador interno com potência de 10Wrms e baixíssima distorção, saída pré amplificada para a 2ª zona de áudio e se comunica integralmente com dispositivos Bluetooth iOS 7 e Android 4.2, dispensando o uso de um controle remoto convencional.

“O grande diferencial do KBSound, seja no modelo anterior ou na nova versão BT é, sem dúvida, sua enorme praticidade. Ele pode ser instalado em qualquer ambiente, inclusive no forro, sem a necessidade de quebrar paredes ou fazer adaptações em móveis. No forro, por exemplo, ele se aloja entrando pela mesma furação do alto falante. Sua alimentação bi Volt pode ser feita através da mesma fiação que alimenta uma simples lâmpada”, explica Antonio Caramico.

Por se tratar de um sistema aberto, o KBSound BT possibilita a escolha de qualquer tipo de alto falante, adaptando-se a todos os possíveis projetos arquitetônicos. E agora, com uma segunda zona de áudio com volume independente, ganhou ainda maior versatilidade, tanto em ambientes residenciais bem como em aplicações comerciais.

Automação de iluminação wireless

Para a iluminação de prédios e residências inteligentes, a Biltech apresenta uma solução de automação de luzes com módulos bi-volt wireless. Esses módulos ficam alojados nas próprias caixas de luz e podem ser acionados por interruptores convencionais. Todos os módulos se comunicam sem a necessidade de fios e podem ser comandados, por exemplo, via um simples iPod, criando inúmeros cenários de iluminação a um simples toque de uma única tecla.

Essa solução, simples e de baixo custo, pode representar uma grande economia de energia elétrica, pois permite o acionamento das lâmpadas estritamente necessárias, numa intensidade mínima pré-determinada para cada cenário de iluminação.

Automação de comandos eletrônicos

As centrais de automação de comandos da Biltech permitem controlar equipamentos eletrônicos tanto digitais quanto analógicos. Elas são capazes de integrar vários produtos de áudio, vídeo, iluminação, ar condicionado, portões, persianas etc. E podem ser utilizadas na automação de residências e de empresas, gerando conforto, bem-estar e economia de recursos elétricos e hídricos.

Uma aplicação interessante de automação que pode representar enorme economia de água, por exemplo, é o controle de irrigação e de vazão, seja no jardim de um conjunto comercial, na área verde de um hotel ou até mesmo numa grande propriedade agrícola.