Conheça os tipos de matrizes HDMI - NetAv

Conheça os tipos de matrizes HDMI

Tendências | 2016-09-15

Recentemente publicamos em nosso site um infográfico que exemplificava as funções de equipamentos para distribuição de sinais de áudio e vídeo com splitters, switchers e matrizes.

Hoje especificaremos os tipos de matrizes mais utilizados no Brasil.

Matrizes são equipamentos que integram as funções de splitter e switcher HDMI, possuindo várias entradas de sinais e duas ou mais saídas independentes uma das outras. Pelo nome de cada modelo é fácil identificar, primeiro vem o número de sinais de entrada e em seguida o número de sinas de saída. Os controles para chavear os sinais da matriz podem ser feitos por um botão ou chave mecânica, uma chave eletrônica ou por infravermelho do controle remoto. O chaveamento eletrônico pode ser feito através de uma interface de dados serial RS-232 ou em alguns modelos por IP. Esse tipo de chaveamento é muito usado para integração com sistemas de automação.

Tipos de Matrizes

Matrizes com portas HDMI: Esse tipo de matriz recebe e distribui sinais por portas HDMI em suas entradas e saídas. Clique e confira nossos modelos disponíveis.

Matrizes com porta HDMI e HDBASET: Essas Matrizes já possuem internamente um extensor de sinal HDMI por HDBaseT para cada saída. Com a tecnologia HDBaset é possível transmitir simultaneamente sinais de áudio, vídeo, controle e energia através do cabo de rede. As saídas dessas matrizes são RJ45 sendo necessário o uso de receptores HDBaseT para a conversão do que será transmitido nos displays. Podemos fornecer este tipo de sistema sob encomenda, entre em contato conosco pelo e-mail cristiano@discabos.com.br.

Matrizes com portas HDMI e sinais analógicos: Matrizes híbridas dão a possibilidade de conectar sinais de equipamentos analógicos e digitais para saídas HDMI. Esse tipo de equipamento é ideal para aperfeiçoar o processo de chaveamento em sistemas de vídeo que já possuem sinais analógicos e digitais.

Recentemente a marca AV Life lançou a Matrix Scaler 12×4. A Matriz possui 4 entradas HDMI, 4 entradas SVGA e 4 RCA Vídeo composto e 4 saídas HDMI.

Tamanho das matrizes

Os tamanhos mais comuns de Matriz HDMI são 4×2 e 4×4. Podendo também achar no mercado sistemas 8×8 e até 16×16.

Talvez uma das desvantagens das matrizes é ter o tamanho fixo, se você precisar aumentar uma entrada ou uma saída teria que trocar todo o sistema ou fazer escalonamento colocando um equipamento após o outro, o que não é aconselhado. Outra opção é você investir em um sistema maior do que precisa atualmente para se preparar para o futuro, porém terá que antecipar o gasto com sistemas que se tornam bem caros.

Matriz Livre – Sistema HDMI via IP

Com o sistema HDMI via IP é possível criar matrizes do tamanho que você quiser e ampliar a qualquer momento. Além disso o sistema pode ser distribuído por cabos de rede e switchs de rede, diminuindo o custo consideravelmente. Faça um treinamento gratuito sobre esse sistema e entre em contato para consultar valores.

Agora que você já conhece um pouco mais as características de algumas matrizes, que tal incluir as soluções da AV Life em seu próximo projeto?

Preencha esse breve formulário e receba informações técnicas e preços sobre as nossas matrizes.