Como um medidor de impedância pode facilitar o trabalho de um instalador - NetAv

Como um medidor de impedância pode facilitar o trabalho de um instalador

Áudio | 2017-04-26

Um dos problemas mais encontrados em instalações de sistemas de áudio é o mal casamento de impedâncias entre os equipamentos. Este erro de projeto muitas vezes é responsável pelo baixo desempenho do sistema e pode ser a causa de danos aos aparelhos.

Nesse sentido o medidor de impedância torna-se ferramenta indispensável para qualquer profissional da área, porque ele agrega agilidade e precisão à instalação.

O que é um medidor de impedância?

Medidor de impedância é uma ferramenta de precisão que mede facilmente a impedância de linhas de alto falantes. Com esse equipamento o instalador consegue casar a impedância de alto-falantes e amplificadores para que ambos rendam o máximo possível e não haja danos a nenhum dos equipamentos.

Porque todo o instalador deveria ter um medidor de impedância?

Usar um multímetro não é a mesma coisa que usar um medidor de impedância, aparelho que considera razões como resistência e reatância para indicar correta e precisamente a impedância de linha. Um exemplo prático de utilização seria em instalações de áudio pré-existentes, onde o integrador, a pedido do cliente, precisa substituir amplificadores antigos, mas não tem certeza se o novo amplificador escolhido estaria super ou sub dimensionado.

Cada amplificador tem uma carga de impedância mínima tolerável. Assim, ao medir a impedância da linha com o aparelho adequado, o integrador terá certeza de que a escolha do amplificador foi correta. O ideal é que a impedância da linha esteja sempre acima da carga de impedância mínima do amplificador.

Medidor de impedância TOA ZM-104A

medidor de impedância ZM-104A que permite a medição da impedância de linhas de alto-falantes entre 5 Ω a 100 kΩ. Perfeito para verificar a impedância de qualquer entrada ou saída de um componente de áudio eletrônico. Funciona com pilhas “AA”, é recomendado para linhas de alta impedância e tem um medidor de fácil leitura Portátil, com apenas 700g, funciona com pilhas, trazendo acabamento em ABS, leitura direta de impedância com escalas em “oHms”, inclui pontas de teste e uma bolsa para proteção e transporte.

Veredito técnico da TG eletrônica sobre o ZM-10

“A pedido do fabricante, aqui na TG Eletrônica nós fizemos uma bateria de testes com a unidade. Nossa experiência não se resumiu apenas à utilização do equipamento, uma vez que também checamos a construção eletrônica interna do equipamento, constatando que se trata de um produto de alto nível e muito bem acabado.

Geralmente os técnicos costumam utilizar multímetros para testar impedância, no entanto, ao comparar o TOA ZM-104A com um dos melhores multímetros do mundo, disponível no mercado brasileiro, o ZM-104A oferece leitura mais correta e precisa, com operação fácil e direta. No momento do teste de impedância, o equipamento gera um “tom” sonoro contínuo com baixa pressão sonora nos alto falantes conectados à linha, permitindo checar localmente se há algum alto falante desligado.

Após nossos testes, nossa conclusão é de que o ZM-104A é uma ferramenta de precisão de alta qualidade para quem exige o máximo em seus novos projetos ou também em manutenções.”