LG anuncia SoundPlate em parceria com a Oppa - NetAv

LG anuncia SoundPlate em parceria com a Oppa

Home Theater | 2014-06-04

Em um evento realizado no dia 03/06/2014 em São Paulo, a LG, em parceria com a Oppa, lançou oficialmente a SoundPlate LAP340 no Brasil. Trata-se de um produto que parece um Blu-ray player com 35 mílimetros de espessura voltado para usuários que fazem questão de um som de qualidade e não têm espaço suficiente para um sistema de som completo.

Ainda que pareça um Blu-ray player, a SoundPlate conta com 4 caixas de som internas com 20 watts de potência RMS e dois pequenos subwoofers na parte de baixo, totalizando 120 watts RMS. Todos os drivers de som contam com ímãs de neodímio, mesmo material utilizado em drivers de fones de ouvido mais avançados, o que garante uma boa potência de som sem abrir mão de fidelidade sonora.

Um dos destaques fica para a estrutura, construída em policarbonato texturizado que não deixam os drivers à mostra. O conceito do aparelho também chama atenção, já que precisa de somente um cabo para funcionar (o de força). Todo o restante funciona graças à tecnologia Sound Sync, presente em televisores LG lançados em 2013 e 2014, que transfere tudo para a SoundPlate sem fios.

Caso não use uma televisão LG, o usuário precisa de um cabo óptico para utilizá-la, o que, para quem é mais ligado em áudio, significa que ela não é capaz de reproduzir formatos do tipo DTS ou Dolby Digital de 5.1 canais ou mais. O máximo que se consegue reproduzir é DTS e Dolby Digital de 2.0 ou 2.1 canais, o que pode ser um fator limitante para quem busca um Home Theater completo.

Apesar disso, o aparelho nos pareceu mais voltado para quem costuma escutar músicas do que assistir a filmes, já que aceita conexão Bluetooth. Realizamos alguns testes mandando o áudio de um Nexus 5 para a SoundPlate e gostamos bastante do resultado, em espacial pela ausência de conexões físicas. Para filmes, porém, a ausência de suporte a codecs mais avançados surge como outro fator limitante no aparelho.