Inclusão Digital: Acer dá dicas para garantir melhor experiência online para idosos - NetAv

Inclusão Digital: Acer dá dicas para garantir melhor experiência online para idosos

Cases | 2020-12-11

É importante estar atento às ameaças virtuais e explorar as tecnologias de acessibilidade para garantir a melhor experiência no meio digital.

A pandemia transformou o dia a dia de todos. No Brasil, nos últimos oito meses, pessoas de todos os perfis precisaram se adaptar a novas formas de seguir com suas atividades rotineiras, migrando seus afazeres para o digital. Para os idosos, o impacto dessas mudanças foi ainda maior, já que, além dos impactos da pandemia, muitos também precisaram se naturalizar com a conectividade. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no País. Apesar de representarem uma parcela bastante considerável da população, muitos deles não passaram pela inclusão digital e precisaram, às pressas, mergulhar nos equipamentos de informática e gadgets para continuar suas atividades em meio à Covid-19. 

Além de servir como alternativa para as tarefas diárias, a internet pode ser uma grande aliada a saúde mental dos idosos. Uma pesquisa da Universidade de Michigan revelou que o uso da tecnologia diminui em até 30% as chances de desenvolverem quadros de depressão. 

Para auxiliar os brasileiros com mais de 60 anos nesta jornada rumo ao digital, a Acer preparou algumas dicas para garantir a melhor experiência online:

1. Escolha os equipamentos corretos

Definir os dispositivos corretos para estar conectado de forma segura e confortável para os idosos pode ser um desafio. O ideal é pensar em um produto que atenda às necessidades do usuário em termos de potência e, além disso, também seja de fácil uso e possibilite adaptações para garantir uma visualização confortável e melhor aproveitamento do conteúdo. Uma ótima opção, neste caso, é o investimento em um equipamento complementar ao notebook, como, por exemplo, um monitor. Existem modelos com tela ampla, inclinável e touchscreen, como o UT241Y da Acer, ideal para aprimorar a experiência online dos idosos. O dispositivo possui 23.8”, resolução Full HD e painel IPS, que oferece qualidade, nitidez e contraste para quem precisa de conforto para seguir com as suas atividades online com melhor visualização, já que a tela do monitor costuma ser maior que a do notebook. Sua tela touch de 10 pontos torna a navegação por páginas na web, a visualização de fotos e os jogos mais divertidos e intuitivos. Além disso, também possui design ZeroFrame e é equipado com as tecnologias Acer BluelightShield™ e Flicker-Less para garantir melhor usabilidade e evitar fadiga ocular e desconforto.

Também é importante se atentar a essas características na hora de escolher o dispositivo principal. O notebook Acer Aspire 5 (A515-54-587L) é um ótimo exemplo, já que possui características muito úteis: processadores Core i5 de 10ª geração, a tecnologia mais atualizada do mercado; armazenamento SSD de 256 GB, que permite leitura dos dados de forma digital e resulta numa resposta muito mais rápida para o uso no dia a dia; tela de 15.6” com resolução HD, que proporciona maior conforto e nitidez na visibilidade e, teclado numérico dedicado, ferramenta que transforma a eficiência das atividades diárias. 

2. Aposte nas ferramentas de acessibilidade 

Outra dica bastante importante é usar e abusar das ferramentas de acessibilidade disponíveis nos smartphones, notebooks e PCs. Com elas, é possível aumentar o tamanho das letras e aumentar o contraste dos textos, tornando a visualização do conteúdo mais confortável e acessível; e, até controlar a maioria das funcionalidades do equipamento por meio do controle por voz de assistentes virtuais, como a Cortana, disponível na maioria dos dispositivos Windows. 

3. Explore! Mas atenção com a segurança online

Nada melhor para aprender a se virar sozinho no universo online do que fazer sua própria pesquisa, utilizando os dispositivos de forma intuitiva. Apesar disso, também é essencial estar sempre atento para não se tornar uma vítima dos crimes virtuais. Para preveni-los é preciso garantir que os dispositivos estejam sempre atualizados e com aplicações de antivírus em dia; evitar o compartilhamento de senhas e dados pessoais; sempre checar informações antes de compartilhar; e tomar cuidado para não clicar em links de sites e e-mails com remetentes desconhecidos. 

4. Peça ajuda sempre que precisar 

Após todos esses pontos, talvez, a dica mais importante para os idosos que estão se aventurando pela primeira vez neste universo desconhecido da conectividade é: não ter receio de pedir ajuda. 

Ninguém conhece sobre todos os assuntos, menos ainda sobre a tecnologia em constante transformação. É normal que surjam dúvidas durante o uso da internet, instalação de programas e equipamentos e, nestes momentos, pedir ajuda aos familiares, amigos ou técnicos de informática pode evitar grandes problemas e preocupações. 

5. Por último, aproveite os benefícios que a internet tem a oferecer 

Principalmente em meio à pandemia, o universo digital pode ser um enorme aliado dos idosos. Desde garantir que atividades rotineiras como compras e pagamentos continuem em dia, também é possível encontrar, online, diversas formas de entretenimento para distrair e melhorar a qualidade de vida de quem deve ficar em distanciamento social, como filmes, seriados, jogos e cursos. Por meio da internet, também é possível se reunir virtualmente e manter a proximidade de pessoas queridas que estão longe. Aproveite! 

Para mais informações sobre produtos Acer, acesse: https://br-store.acer.com/

SOBRE ACER 

Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 11 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.