STECK dá dicas sobre o custo-benefício da instalação do DPS - NetAv

STECK dá dicas sobre o custo-benefício da instalação do DPS

Cases | 2021-02-05

Opções de produtos da companhia contribuem para medida de segurança e prolongam a vida útil de equipamentos eletroeletrônicos.

Líder no fornecimento de materiais elétricos, a STECK dá dicas sobre o custo-benefício da instalação do DPS - Dispositivo de Proteção contra Surtos. 

O DPS é o responsável pela proteção dos equipamentos eletroeletrônicos contra sobretensões seja ela causada por descargas atmosféricas, manobras de rede e/ou grandes maquinas que podem ser altamente danosas causando altos prejuízos a uma instalação elétrica. O DPS - quando dimensionado e instalado corretamente -, no momento que detecta um surto, desvia ao sistema de aterramento.

De acordo com Raphael Vittorete, gerente de Produtos, a relação custo-benefício se dá no fato de que o valor médio investido na compra dos equipamentos eletroeletrônicos, como televisores, micro-ondas e geladeiras é muito mais alto do que o necessário para adequação de um DPS à instalação. 

“Além de toda tranquilidade que o DPS instalado em nosso quadro proporciona, considerando que os equipamentos estarão protegidos em caso de alguma anomalia, nós consideramos uma proteção financeira de todo o capital investido no local”. 

Se o consumidor, por sua vez, considerar o risco de eletrodomésticos e eletrônicos que podem ser avariados devido aos raios que chegam às tomadas das residências, o especialista adverte: “Todo surto que chega a uma residência é danoso. Pode ser que não chegue a “queimar” instantaneamente um equipamento, mas pode sim reduzir a vida útil”, comenta. 

“Além disso, é importante ressaltar que surtos não são somente descargas atmosféricas ou raios, são qualquer sobretensão transitória, ou seja, qualquer anomalia na instalação pode ser considerada um surto e ser prejudicial a um equipamento. Manobras de rede pela concessionária de energia como no restabelecimento de energia após um apagão são bons exemplos de distúrbios que podem ser desfavoráveis aos equipamentos. Com o DPS Steck esse risco não ocorre, pois ele desvia ao aterramento”, reforça.  

Pensando na proteção de equipamentos de alto valor para o consumidor final, a STECK tem disponível no mercado duas linhas de DPS: Monobloco – corpo único; e Cartucho – onde é possível trocar apenas o cartucho por um refil no momento em que o DPS chega ao fim da vida útil. São produtos de 15 kA até 65 kA, atendendo todo escopo de aplicações do País. 

Sobre a STECK

Líder no fornecimento de materiais elétricos para usos residencial, comercial e industrial, a STECK possui mais de 50 linhas de produtos, de acordo com as mais rigorosas normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade, o que garante a posição da marca entre as mais conceituadas do mercado. Presente em 18 países da América Latina, a STECK conta com uma fábrica e um centro de distribuição em São Paulo, uma fábrica em Manaus, uma unidade na Argentina, uma na Colômbia e outra no México. A empresa é vencedora dos principais prêmios do setor elétrico e está presente em todas as fases de uma obra. Hoje, qualquer profissional sabe que é impossível falar em materiais elétricos sem falar em STECK.