Mobilidade protegida - NetSeg

Mobilidade protegida

Tecnologia |

Dell lança notebooks voltados para o mundo corporativo com mais recursos de segurança

Família Latitude E se destaca ainda pelo design, configuração potente e facilidade de transporte

A alta capacidade de processamento e a queda do preço têm feito que o mercado corporativo substitua, aos poucos, os antigos desktops por computadores portáteis. De acordo com o instituto de pesquisas tecnológicas IDC, cerca de 54 milhões de notebooks corporativos serão comprados para funcionários em 2008 em todo o mundo. Apesar das vantagens claras que a mobilidade permite, ela traz também uma preocupação. Com um número cada vez maior de funcionários e altos executivos trabalhando com laptops, informações importantes (e muitas vezes confidenciais) são armazenadas nesses computadores. O que fazer se uma máquina dessas for roubada, perdida ou simplesmente danificada? 

De olho no quesito segurança, a Dell lançou uma evolução da sua linha de portáteis voltados para o uso de clientes corporativos. A família Latitude E chega sob a premissa de cumprir quatro quesitos desejados pelo usuário corporativo. “Pesquisas efetuadas com clientes revelam que esse segmento procura por design, durabilidade, segurança e simplificação da tecnologia”, conta o presidente da Dell Brasil, Raymundo Peixoto. De acordo com ele, o mundo mudou muito nos últimos anos e as fabricantes têm de entender as necessidades do que ele chama de “nômade digital”. “A população de trabalhadores móveis no mundo deverá crescer 758,6 milhões em 2006, ou 24,8%. E esse usuário precisa estar conectado para checar e-mail, acessar um site e utilizar aplicações corporativas cada vez mais pesadas – e tudo isso com muita segurança”, aponta. 

Para isso, a nova linha de notebooks vem com duas possibilidades de autenticação de uso para o usuário: por meio de impressão digital ou pelo sensor smart card, que lê uma espécie de crachá de cada pessoa. A proteção “física” também foi lembrada. Os equipamentos são dotados de sensores de queda que detectam quando o portátil cai a uma altura maior que 14cm e fecha automaticamente todas as aplicações que estão rodando, evitando que o arquivo ou documento seja perdido ou danificado com o choque. 

Uma das vantagens da linha Latitude é que os computadores podem ser acessados remotamente pelos profissionais de suporte de TI em qualquer lugar do mundo. “Os notebooks corporativos fazem parte de um parque computacional da empresas e precisam ser atualizados e gerenciados remotamente, com facilidade e segurança”, lembra o gerente de marketing de produtos da Dell, Sidnei Shibata. 

Aliado a isso, a empresa oferece também o ProSupport Mobility Services, um conjunto de serviços de proteção que inclui rastreamento e recuperação de notebook (via GPS), exclusão remota de dados confidenciais em caso de extravio ou roubo e recuperação de arquivos do HD. 

FÔLEGO NA BATERIA Os teclados dos modelos Latitude E foram totalmente redesenhados, receberam 40 novos atributos e agora têm iluminação própria. No quesito conectividade a linha está quase completa. É compatível com os principais padrões do mercado como Wi-fi, bluetooth, WiMax e tem, inclusive, webcam e microfone integrados, mas, curiosamente, não contam com 3G embutido — algo que outras fabricantes, em parceria com operadoras, já oferecem. 

Ao todo, foram apresentados 10 modelos, divididos entre os mais acessíveis, com melhor relação custo/benefício, os mais potentes e robustos até chegar aos ultraportáteis de ponta. No meio do caminho está o E6400, que na sua configuração básica tem um Core2Duo 2,26 GHz, Windows Vista Home, 1GB de RAM, HD de 80GB, tela de 14,1 polegadas e gráficos Nvidia Quadro NVS 160M. O que chama a atenção nesse modelo é a autonomia da bateria, que consegue chegar a até 19 horas de uso contínuo. Isso porque ele usa uma bateria de seis células e outra, slice, com nove células, que garantem tanto tempo longe da tomada. O preço de partida dele é de R$ 7.299. 

Os ultraportáteis também não foram esquecidos. Até o fim do ano a empresa irá comercializar dois modelos no Brasil. O primeiro deles é o E4200, que tem tela de 12,1 polegadas, processador Core2Duo, drive SSD de até 128GB, até 5GB de RAM e pesa apenas 1kg (o mais leve notebook corporativo da fabricante). O outro é o E4300, de 13,3 polegadas, processador Core2Duo, HD de até 250GB, até 8GB de RAM e com 1,5kg de peso. Os preços ainda não foram divulgados. Mais informações no site www.dell.com.br. 

 54 milhões de notebooks coporativos serão comprados para funcionários em 2008 no mundo