Bancários cobram segurança e apuração - NetSeg

Bancários cobram segurança e apuração

Financeiro |

Pânico instalado com crimes no interior aciona alerta vermelho na categoria e entre clientes; em uma semana, 2 grandes roubos registrados 

Secretário de Estado aponta que é preciso plano de parceria

Por Alecy Alves 
Da Reportagem 

Diretores do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso cobram à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mais atenção às investigações e prevenção de assaltos a bancos, em especial nas cidades do interior do Estado. Este ano, dois grandes assaltos assustaram a população e bancários em cidades do interior, em Nova Mutum e Alto Taquari (264 e 479 km da Capital, respectivamente). 

O assunto foi debatido ontem, em reunião no gabinete do secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Diógenes Curado. Ele sugeriu articulações do sindicato com o gabinete de Gestão Integrada de Segurança (GGI), órgão estadual que reúne instituições da segurança, entidades classistas, federações e outros para discutir e propor ações conjuntas de polícia. A mesma interlocução será estendida aos GGIs municipais. 

Além de informar os municípios que já dispõem de GGIs, Curado citou Rondonópolis como exemplo de organização e parceria entre órgãos públicos e privados em busca de recursos para ações de segurança pública. Lá, segundo ele, o GGI levantou R$ 800 mil junto ao governo federal, parte para compra e instalação de sistema de monitoramento eletrônico. 

O presidente do Sindicato dos Bancários, Arilson Silva, quer participar das reuniões do GGI estadual. Arilson, que foi assaltado duas vezes quando atuava como caixa em um banco privado de Cuiabá, observou que sabe muito bem o que é ficar sob a mira de um revólver, como vem acontecendo com bancários e clientes no Estado. 

O sindicalista acredita que a instalação de câmeras pode inibir assaltos e diz que o sindicato está disposto a pedir a ajuda da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para adquirir equipamentos e instalá-los nos municípios. Os bancários também vão lutar pela aprovação de leis municipais que obriguem os bancos a instalar portas com detectores de metais mais eficazes e ante-salas nos espaços de auto-atendimento, como medida de proteção aos clientes.