Aluno da Uema cria Sistema de Proteção Veicular via celular - NetSeg

Aluno da Uema cria Sistema de Proteção Veicular via celular

Educação |

Estudante do 8º período do curso de Física da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Getúlio Vitorino de Assunção Júnior é o inventor de um sistema de proteção veicular via celular GSM. Trata-se de um alarme e antifurto de veículos com anulação e acionamento de ignição, com aviso de violação via celular GSM (Global System for Mobile).

O sistema, idealizado pelo aluno, anula a alimentação de combustível ou a ignição de veículos furtados ou roubados, através de transmissão celular GSM não tarifada de qualquer parte do mundo, bem como detecta e avisa roubo ou violação do veículo.

Segundo Getúlio Júnior “o diferencial do sistema é que o proprietário pode interagir com o veículo furtado numa distância segura (de qualquer parte do mundo) por meio de qualquer aparelho de telefonia fixa ou móvel sem cobrança nas ligações, podendo, ainda, desligar o motor, acionar a partida e ser avisado através de uma ligação telefônica ao celular do proprietário em caso de violação ou furto”.

O invento científico-tecnólogico, já registrado em cartório, e com depósito de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, apresenta outras vantagens conforme enumera seu criador. O sistema não requer taxa adicional ou pagamento de mensalidades e, sequer, cobra as ligações efetuadas ao dispositivo; pode ser instalado em qualquer projeto de automação, como portões automáticos, travas elétricas, cofres etc, ou em qualquer veículo atual, (a exceção é para veículos antigos que funcionam a diesel).

“Outra vantagem é que a bateria do sistema é alimentada pela bateria do próprio veículo e é recarregada automaticamente, e só mediante solicitação consome energia; podendo, ainda, ser adaptado ao Sistema de Posicionamento Global”, ressaltou o inventor.

O dispositivo, em pleno funcionamento na motocicleta do inventor é economicamente viável, apresentando baixo custo de produção, portanto acessível à sociedade como um todo.