O Uso Moderado da Força - NetSeg

O Uso Moderado da Força

Consultoria |

Em muitas vezes, numa Missão rotineira, o Agente público se depara com uma ocorrência em que o Uso da Força é iminente, senão necessária e o único recurso. Nesse momento vem a tona toda a falta de planejamento do setor público, que deveria oferecer uma resposta adequada para essa situação e não o faz, largando na mão do ‘Homem Ponta’ toda a responsabilidade que é patente do Gestor de Segurança Pública.

Nesse momento clamamos por um Profissional bem preparado, educado, com treinamento físico e mental voltado para atender o Cidadão (não importando em que condições seja encontrado), como Cidadão.

Queria mesmo era encontrar um Manual do Uso da Força que me apresentasse uma Tabela do Uso da Força ( de um a dez e subitens de ‘a’ até ‘e’ ), incluindo aí a moderação e a legitimidade. Num dos itens relacionados poderia ser encontrado a fórmula exata para, por exemplo:

34) Usa-se a força número 02, subitem ‘b’, quando no ato da prisão em flagrante de um marginal, o filho do mesmo, um menino de 5 anos corre em socorro do Pai e investi contra os Operacionais.

ou ainda:

35) Usa-se a força número 07, Subitem ‘d’, quando no ato da prisão em flagrante de um marginal, o irmão do mesmo, um doente mental de 35 anos, 1.80m de altura e 120 kg, investi contra os Operacionais.

Queria mesmo que esse Manual já estivesse publicado, mais não é isso o que vemos, deparamo-nos com possibilidades infinitas, e nessa fração de segundo ter que julgar a necessidade, a proporcionalidade e a ética, no calor da emoção, só para início de conversa não é tarefa fácil.

Fácil é encontrar profundos conhecedores e ‘críticólogos’ em Técnicas de Abordagem, com respostas milagrosas e soluções para casos concretos (já ocorridos). Um tipo de monitoramento do desempenho, para autenticar ou não o Uso da Força. Daí surge mirabolantes soluções dos Achistas de Plantão, que com muita pouca propriedade, na maioria dos casos, dão declarações do tipo: Se fosse tomada essa atitude... Neste caso seria melhor...

Tô é cansado de ouvir lorotas, quero é um gibi, livro, folheto, Boletim Informativo, publicação Oficial da Secretaria de Segurança Publica de um Manual de Procedimentos com o título, O USO MODERADO DA FORÇA, com a exata medida da força de 01 até 10, inclusive!!!

Semper Parabellum,
Por Cassio Holanda - Consultoria e Gestão em Segurança.