Axis e BWA lançam catraca com câmera para identificação facial - NetSeg

Axis e BWA lançam catraca com câmera para identificação facial

Acesso |

A Soccerex Global Convention, feira de soluções para futebol realizada em Novembro no Rio de Janeiro (RJ), teve como principal destaque uma catraca com câmera de alta definição (HD) para registrar o rosto de todos os torcedores na entrada dos estádios.

O protótipo, desenvolvido integralmente no Brasil, foi apresentado pela primeira vez no estande da BWA, empresa que oferece soluções completas para controle de acesso a eventos. A catraca possui uma câmera de videovigilância da Axis Communications, pioneira na fabricação de câmeras de rede.

Ao aproximar o ingresso da leitora, o torcedor tem sua imagem registrada com alta qualidade de imagem e armazenada num banco de dados. Caso ocorra um incidente em determinado assento, será possível determinar imediatamente o rosto e os dados do torcedor que ocupava aquele lugar.

Como um mesmo cartão de acesso poderá ser usado para mais de um jogo, as catracas com câmeras de alta definição poderão, a partir do segundo jogo, reconhecer o rosto do torcedor. Se os traços identificados não corresponderem à imagem registrada na primeira ocasião, o dono do cartão poderá ser informado e ter seu cartão devolvido. Essa medida poderá inibir roubos e aumentar a segurança dos torcedores.

A Axis, fabricante da câmera, também possui projetos em estádios fora do país, a exemplo do Estádio de Recreação Multifuncional de Mbombela, construído na África do Sul como um dos dez locais de eventos oficiais da Copa do Mundo FIFA 2010. Lá, as câmeras da Axis captam imagens para leitura biométrica do rosto dos torcedores nas áreas de acesso ao estádio.

www.axis.com