10 vantagens de se utilizar sistemas de monitoramento à distância - NetSeg

10 vantagens de se utilizar sistemas de monitoramento à distância

Alarmes |

Conheça mais essa tecnologia já utilizada em diversos setores no Brasil 

Há décadas, controlar escadas rolantes, sistemas de ar-condicionado, portas, detectores de metais e outros elementos presentes em estações de metrô e aeroportos era algo complexo e trabalhoso. Cada um deveria ser controlado de forma individual, ou seja, um sistema controlava o sentido das escadas, outro regulava a temperatura do ar-condicionado e mais um checava bloqueios e catracas. 

Porém, esse modo tão antiquado vem sendo substituído no Brasil por sistemas inteligentes que possibilitam controlar esses e outros itens de um lugar só, de maneira integrada e remota. Isso tem facilitado a vida de muitos operadores e aperfeiçoado o trabalho no transporte e em bancos, por exemplo. 

Sistema Inteligente 

O engenheiro da G4S Plantech.Instalarme, Humberto Coelho, cita o exemplo do sistema SmartControl, desenvolvido pela própria G4S, que integra mais de 15 subsistemas, além de ser adaptável a qualquer necessidade. “O SmartControl gerencia escadas rolantes, elevadores, sonorização, CFTV (Circuitos Fechados de TV), iluminação, sistemas de energia, detecção de incêndio, tanto em um aeroporto quanto no metrô. Mas assim como no metrô temos catracas de acesso, no aeroporto temos detectores de metais. São necessidades diferentes, mas que podem ser agregadas ao SmartControl instalado em cada um”, diz. 

Segundo o especialista, o principal objetivo é a integração de sistemas em uma mesma plataforma operacional. Dessa forma, a tecnologia é aberta e configurada de acordo com as necessidades do projeto. O sistema pode ser acessado tanto pela rede local do cliente quanto via internet e varia conforme as políticas de segurança de cada empresa.

10 Benefícios e aplicações do monitoramento à distância:

1. Menor gasto com equipamentos. A tecnologia permite monitorar e controlar sistemas distintos em um só terminal de acesso.

2. Segurança. O sistema apresenta estratégias automáticas de evacuação em caso de emergência e câmeras de monitoramento.

3. Portabilidade. Rede sem fio integrada, possibilitando o gerenciamento completo de todos os subsistemas local e remotamente.

4. Redução de custos com mão de obra. Um mesmo operador pode controlar todos os sistemas em estações remotas, sem necessidade de adaptações ou de outros operadores auxiliares. Além disso, não é preciso treinar o profissional para operar cada sistema.

5. Sustentabilidade. Instalação de ferramentas inteligentes para o uso eficiente da energia, colaborando para diminuir os impactos ambientais.

6. Economia de energia. Com o sistema em funcionamento, o consumo mensal de energia elétrica pode ser reduzido de 30 a 60% da média normal.

7. Flexibilidade. Maiores facilidades de recursos de programação, funcionamento, manutenção e desenvolvimento de projetos.

8. Soluções inteligentes. Controle automático de equipamentos e sistema multimídia totalmente digital.

9. Redução de tempo. O operador visualiza na tela do computador a situação de cada equipamento em tempo real, acelerando todos os processos.

10. Versatilidade. Além de aeroportos e instalações de metrô, o monitoramento remoto pode ser aplicado em portos, shoppings centers, hospitais, fábricas, prédios comerciais, escolas, estádios, dentre outros. 

O engenheiro afirma ainda que o desenvolvimento de grandes plataformas e operações com sistemas como esse já é tendência no país: “É um caminho sem volta. As empresas que hoje não abrem suas plataformas tendem a ficar cada vez mais limitadas, pois o mercado não admite mais que seus projetos fiquem dependentes de um só fornecedor”, explica Humberto Coelho. Nesse contexto, o Grupo G4S se destaca, devido ao seu amplo recurso técnico pessoal e material, utilizado para o desenvolvimento de novos produtos. 

O Grupo G4S no Brasil e no mundo 

A G4S Plantech.Instalarme é a maior integradora de sistemas do Brasil e uma das maiores da América Latina. A empresa chegou ao país recentemente por meio da incorporação de duas empresas líderes nacionais em segurança: a Plantech Smartsystems – especializada em soluções de segurança e automação – e a Instalarme, que há décadas é referência no setor de segurança bancária. 

O grupo está presente em 15.000 sites, executa mais de 2.000 projetos de engenharia e atua no Brasil através de 15 unidades operacionais, 10 escritórios comerciais e mais de 1000 funcionários. Líder mundial no mercado de segurança bancária e reconhecida pelo domínio tecnológico em implementação de sistemas de segurança e automação, atua em 125 países com mais de 625 mil pessoas nos mais diversos segmentos econômicos. 

Fonte: Sintonia Comunicação