Moderniza-se o setor Bancário Argentino - NetSeg

Moderniza-se o setor Bancário Argentino

Financeiro |

Para responder aos desafios que encara o setor, quatro dos principais Bancos Argentinos atualizaram seu sistema de CFTV para não deixar de observar, com clareza e de forma permanente, tudo o que acontece nas suas instalações. Uma garantia para seus visitantes.

Prosegur e o fabricante de soluções de transmissão de sinais de vídeo Network Vídeo Technologies (NVT) uniram-se em um projeto que permitiu, em 2011, a atualização dos sistemas de CFTV em todas as agências nacionais do Banco Galicia, do Standard Bank, do HSBC e do BBVA Francês; com este projeto cumpriram-se os regulamentos A5120 e A5136 emitidos pelo Banco Central da República Argentina para tal efeito.

A atualização consistiu na mudança da tecnologia de gravação e visualização, passando a resolução de armazenamento para 4CIF. A melhoria das câmeras instaladas precisou também da melhoria da instalação para garantir a alta qualidade na resolução da imagem.

“A qualidade dos produtos NVT permite garantir uma transmissão sem perdas na imagem gerada e sem ruído de outras instalações, e pode com isso evitar o fato de não ter gravações ou a utilização do espaço de armazenamento em disco pela degradação ou ruído em sinais de vídeo”, disse Gabriel Apel, gerente da divisão de Segurança Eletrônica da Prosegur Argentina. Foi tanta a satisfação dos clientes com as primeiras etapas dos projetos que os quatro bancos padronizaram sua infra-estrutura de cablagem para trabalhar com dispositivos da marca.

A Prosegur, a empresa integradora da solução, é uma empresa líder no setor da segurança privada ao nível mundial. Oferece soluções completas de segurança que cobrem todas as necessidades dos clientes nessa área. Atualmente Prosegur possui mais de 120.000 funcionários no mundo, distribuídos entre Europa, Asia e América Latina, só na Argentina trabalham mais de 14.500 colaboradores.

Por sua experiência, a Prosegur pôde tomar decisões cruciais para oferecer aos clientes uma solução altamente competitiva desde um olhar técnico e financeiro: a tecnologia NVT permite a utilização de câmeras analógicas com cablagem UTP Cat 6 (de instalação fácil e conexão rápida, o que descarta os falsos contatos gerados pelas terminações BNC), tornando a aplicação em um sistema híbrido que habilita a infra-estrutura de rede para um futuro IP, mas sem a necessidade de rejeitar as câmeras tradicionais para instalar equipamentos digitais, que normalmente têm um custo mais alto.

Conversão para o sucesso

A atualização da solução de CFTV no Banco de Galícia, no Standard Bank, no HSBC e no BBVA Banco Francês envolveu a substituição do sistema de cablagem, que até esse momento estava baseado em coaxial. Para Apel, isto significou um desafio, já que devia instalar o UTP sem perdas de tempos de gravação ou registros na atividade bancária.

Hoje em dia, o cabo UTP é um dos métodos de transmissão mais eficazes, já que além de possibilitar o envio da sinal de vídeo, permite a alimentação elétrica das câmeras situadas a longas distâncias. Se em um projeto de segurança se requer o envio de vídeo, energia e telemetria de dados, os cabos UTP funcionam perfeitamente com as soluções de transmissão PVD (Potência, Vídeo e Dados), fabricadas também pela NVT.

Os aplicativos mencionados estão concebidos para a gravação e supervisão das áreas operativas durante o dia, e de eventos durante a noite em áreas internas e externas do banco, na rua e nos estacionamentos do blindado, mas também nos acessos às agências, caixas eletrônicos, balcões de atendimento ao público, salões, tesouro e caixas de segurança.

Cada agência bancária requereu de oito a dezesseis câmeras, em sua maioria Samsung SNB-2000; também se usaram a Sony SCC-G113 e a Honeywell HD73X, equipamentos situados a distâncias entre 100 e 180 metros do centro de controle. As lentes, por seu lado, são varifocais auto íris com distâncias entre 1,8 a 12 mm.

Quanto aos sistemas de gravação, se utilizaram DVR de March Networks de referência 4316LC e 4416LC, tal quanto DVR de Scati Labs. A visualização no centro de controle é feita através de uma parede de vídeo de nove cubos configurada pelas telas.
A operação do sistema se explica no fato de que cada unidade de DVR está conectada à rede corporativa e transmite o evento a visualizar para a análise de cada operador, com o qual pode ligar para várias agências para sua revisão de forma simultânea.

Um sócio estratégico para o setor bancário

Gabriel Apel, quem liderou o projeto de atualização para os quatro bancos mencionados, acredita que NVT é um sócio estratégico na hora de pensar em projetos de CFTV para bancos.

A qualidade do produto é uma vantagem. Segundo Apel, nenhum dos dispositivos instalados nas mais de 3000 câmeras utilizadas apresentou falha que tenha requerido reclamações sobre a garantia. Garantia essa que é disponibilizada por vida. Outro elemento importante foi a facilidade da instalação dos equipamentos técnicos que atingiram seus requerimentos sem contratempos.

A funcionalidade foi outra vantagem em destaque. “A solução de NVT é ideal para aplicar em bancos, pois permite levar tensão pelo mesmo cabo de vídeo. Desse jeito, as fontes de energia são colocadas de forma segura no quadro técnico e não ao lado da câmera. Além do que a agência bancária possui muitos dispositivos de segurança que podem ser conectados através do mesmo cabo UTP”, disse Apel.

A NVT ofereceu ainda facilidades financeiras através de seu programa de projetos, o que permitiu que a atualização acontecesse sem problemas.

O suporte técnico foi outro valor agregado ressaltado pelo integrador: “O suporte foi permanente por parte de NVT; Gislaine Luz, Executiva de Desenvolvimento de Negócios para o Cone sul, nos visita periodicamente para atualizar a área comercial sobre os novos produtos e para informar à área técnica sobre os novos aplicativos dos produtos (...) temos trabalhado por muito tempo com a NTV e sempre tem validado seu grande profissionalismo e produto excepcional”, afirmou o integrador.