Banco do Nordeste eleva o nível de segurança - NetSeg

Banco do Nordeste eleva o nível de segurança

Financeiro |

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulgou a substituição de seu sistema antigo de monitoramento e vigilância com tecnologia analógica localizado em seu Centro Administrativo, em Fortaleza (CE), por uma plataforma IP com câmeras que trazem imagens em alta definição. O projeto contemplou câmeras IP da fabricante Axis Communications, as quais foram implantadas pela integradora Imagem Segurança.

A modernização do sistema de videovigilância era importante para que o banco obtivesse melhor controle nos principais pontos de acesso à sede, através das imagens em alta definição que ajuda a instituição financeira a analisar áreas de grande fluxo, locais de armazenamento e circulação de materiais, bem como o perímetro do centro administrativo.

As câmeras adquiridas são monitoradas em resolução HDTV, que proporciona alta qualidade de imagem, principalmente na aproximação de alvos distantes. De acordo com José Boileau Esmeraldo Júnior, gerente executivo da célula de Segurança Bancária do Ambiente de Segurança Corporativa , o Centro Administrativo possuía um sistema analógico de CFTV, o que  gerava perda de qualidade nas imagens monitoradas e resultava em preocupação para a instituição financeira.

A etapa inicial do projeto de videovigilância contemplou somente as câmeras externas, notadamente portarias e estacionamentos, totalizando 46 câmeras. Hoje, o Centro Administrativo ainda dispõe de câmeras analógicas, que gradativamente deverão ser migradas para a tecnologia IP, mantendo-se o mesmo padrão de qualidade da primeira fase.

Os resultados iniciais foram considerados satisfatórios por Esmeraldo Júnior, “principalmente pela elevação da qualidade da imagem e facilidade de instalação, além de permitir o suporte básico pela própria equipe interna de manutenção de rede”. Na avaliação do gerente executivo, “a solução adquirida pelo banco está aderente às novas tendências do mercado, o que garante prolongada da vida útil ao sistema, redução dos custos dos contratos de manutenção e flexibilidade de atualização”.

“As câmeras IP são utilizadas costumeiramente para o monitoramento e tratamento tempestivo de ocorrências de qualquer natureza, bem como para fins de acompanhamento de eventos, investigação e apuração de incidentes”, conta Esmeraldo.

Na fase de projeto, observou-se que a implantação de um novo sistema de videovigilância baseado em tecnologia IP fazia sentido, porque utilizaria a infraestrutura de rede (anel ótico Gigabit) e recursos computacionais (servidor de rede e equipamento storage) já disponíveis internamente. “Isso minimiza significativamente o custo para sua implantação, além de elevar sobremaneira o nível de disponibilidade, confiabilidade e qualidade das imagens”, justifica o gerente.

Após a implantação do projeto, todos esses recursos se provaram úteis para as necessidades do Banco do Nordeste, confirmando o que se prospectava antes da implantação. “Os principais requisitos para um bom projeto de segurança eletrônica”, explica o próprio Esmeraldo, “são a escalabilidade e interoperabilidade, visto que os recursos devem acompanhar o crescimento das necessidades do cliente, além de permitir a integração com outros sistemas, a exemplo do controle de acesso físico, alarme perimetral, automação predial e detecção de incêndio. E por serem projetos de grande porte, não podem ter vida útil reduzida”.