Mercado de segurança eletrônica cresceu 11% em 2011 - NetSeg

Mercado de segurança eletrônica cresceu 11% em 2011

Estatísticas |

O crescimento do mercado de segurança eletrônica que tem agora expectativas ainda mais positivas com eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil. Com forte expansão e ganhando cada vez mais presença e utilidade no dia-a-dia da sociedade, a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) acaba de anunciar que o segmento fechou o ano de 2011 com um crescimento de 11%, registrando um faturamento de aproximadamente US$1,830 bilhão.

De acordo com Carlos Progianti, presidente da ABESE, trata-se de um segmento que reserva grandes oportunidades de negócios e muitas possibilidades de crescimento, principalmente com a importância que tem alcançado auxiliando o combate à criminalidade e até na identificação de crimes e suspeitos.

Dados

- No Brasil existem  mais de 18 mil empresas atuantes no segmento de sistemas eletrônicos de segurança, gerando cerca de 200 mil empregos diretos e mais de 1,7 milhão indiretos

- Atualmente, existe cerca de 710 mil imóveis monitorados por sistemas eletrônicos de alarmes no País, o que corresponde a 11% de um total de 6,18 milhões imóveis com possibilidade de receberem sistemas de alarmes monitorados. As tecnologias de alarmes contra intrusão representam 24% do mercado de Sistemas Eletrônicos de Segurança.

- As tecnologias de sistemas de controle de acesso que representam 24% do mercado, e que incluem equipamentos de identificação, cartões de acesso, número de identificação pessoal e equipamentos biométricos (impressão digital, iris, voz, palma da mão e facial), estão em expansão e assim devem permanecer devido à demanda de dois grandes eventos que terão lugar no país: Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

- Nos últimos cinco anos, esse mercado vem crescendo com taxas médias de 11% anualmente

- Representatividade do mercado nacional por regiões:

  • SUDESTE: 51%
  • SUL: 22%
  • CENTRO-OESTE: 13%
  • NORDESTE: 10%
  • NORTE: 4%

- O mercado de segurança eletrônica cresceu, em média, 11% nos últimos cinco anos:

  • 2007: 15%
  • 2008: 13%
  • 2009: 7%
  • 2010: 12%
  • 2011: 9%

- Principais tecnologias aplicadas em segurança eletrônica e sua participação de mercado:

  • Sistemas de alarmes contra intrusos: 24%
  • Sistemas de circuitos fechados de TV: 43%
  • Sistemas de controle de acesso: 24%
  • Equipamentos detecção e combate a incêndio: 9%

- Outras tecnologias

  • Sistemas de Proteção Antifurto para produtos
  • Detecção de metais e explosivos
  • Dispositivos de identificação por biometria
  • Rastreamento de veículos, cargas e seres vivos
  • Sistemas de controle de tráfego em vias públicas e rodovias
  • Sistemas de Analise Inteligente de Vídeo
  • Sistemas avançados de identificação biométrica
  • Cidade Digital – integração dos registros e informações  a disposição dos órgãos competentes (imagens em vídeo, fotos, registros de ocorrências)

Outras sugestões de assuntos

* Fatores que proporcionam crescimento a este mercado
* Os sistemas eletrônicos de segurança são eficientes?
* Ações necessárias para garantir a eficiência dos sistemas de segurança eletrônica
* Dicas para o consumidor para fazer uma boa compra
* Dicas para condomínios prevenirem invasões
* As novidades deste setor que estão à disposição do consumidor
* As diferentes tecnologias disponíveis para o mercado (patrimonial e pessoal)
* Rastreamento
* Monitoramento público
* Tendências para o futuro

Dicas para o consumidor

É necessário ressaltar a importância na escolha das empresas que prestam este tipo de serviço, já que segurança eletrônica não se compra em balcão, pois existem muitos outros fatores que devem ser considerados:

Eficácia: É muito comum o questionamento da eficácia dos equipamentos de segurança eletrônica, mas a falha pode estar na falta de um estudo adequado do local e escolha de fornecedores especializados que atendam às necessidades específicas de cada imóvel.

Análise das Particularidades do Local: É necessário que o consumidor se conscientize que cada imóvel possui uma característica diferente e, consequentemente, precisa de um projeto específico, realizado por uma empresa capacitada. Parece simples, mas muitos consumidores ainda adquirem segurança eletrônica sem a orientação correta e acabam investindo em equipamentos e serviços que no final das contas acaba deixando o local vulnerável e sem a proteção adequada. Para se ter uma ideia, um simples sensor de presença mal posicionado pode comprometer a eficácia de todo um sistema de alarme.

ABESE possui ainda uma Cartilha do Consumidor que orienta sobre a maneira correta de adquirir um sistema de segurança eletrônica e traz dicas sobre os tipos de sistema  e o passo a passo para escolher corretamente o serviço que atenda as particularidades da sua propriedade. Baixe-a gratuitamente por meio do site: www.abese.org.br.  

O primeiro passo é o diagnóstico e análise de risco, procedimento que identifica os riscos e suas origens e o diagnóstico de segurança, com o levantamento de variáveis externas e internas que podem impactar na segurança do imóvel e as vulnerabilidades da instalação.

Após este estudo, o consumidor deve solicitar um projeto de sistema de segurança eletrônica que irá levantar inúmeras informações que permitirão a aplicação da tecnologia mais adequada ao local. Cada residência, condomínio ou empresa possui suas particularidades e apresentam uma necessidade específica. Levando em consideração que o mercado de segurança eletrônica é preventivo e detectivo, o sistema adotado deverá ser customizado e apropriado para o local. 

Outra dica recomendada pela ABESE é que o consumidor realize sempre três orçamentos e observe se em todos eles se a infraestrutura está inclusa no projeto (tubulações adequadas para cada ambiente). Outra dica importante: escolha a empresa com base no pacote de soluções oferecidas. Afinal, o barato pode sair caro. E com segurança é bom não correr esse risco.

O passo seguinte é a escolha da empresa, onde é imprescindível que o consumidor analise o histórico do prestador de serviço que fornecerá e instalará o sistema de segurança. O mais importante é procurar empresas que lhe ofereçam garantias da procedência dos equipamentos e serviços pós-venda, como manutenção e suporte técnico. Observe se a empresa possui certificações como o Selo de Qualidade ABESE ou ISO 9000. Isso demonstra que ela cumpre com uma série de procedimentos e requisitos voltados à qualidade do serviço prestado. Não esqueça de exigir um contrato de prestação de serviços e manutenção dos equipamentos, que deve prever a garantia dos produtos e serviços e o prazo de atendimento em caso de manutenção corretiva.

Esses passos são importantes para que esta tecnologia cumpra com os seus principais objetivos: detectar, comunicar e inibir ações criminosas. Existe uma grande logística por trás de um projeto de segurança eletrônica e, para cada imóvel, existe um equipamento, um serviço e um tipo de tecnologia adequada.