Estádio de Sorocaba aposta em tecnologia para sediar treinos da Copa do Mundo - NetSeg

Estádio de Sorocaba aposta em tecnologia para sediar treinos da Copa do Mundo

Entretenimento |

O estádio Valter Ribeiro, em Sorocaba, é um dos candidatos a funcionar como centro de treinamento para seleções na Copa de 2014, no Brasil. Para convencer a Fifa de seu potencial, a diretoria do centro esportivo vem investindo em tecnologia para melhorar a segurança.

Entre os equipamentos de segurança instaladas no estádio, estão 31 câmeras de segurança  - sendo que quatro delas se movimenta em 360 graus. A instalação dos equipamentos foi feita por uma empresa de segurança em parceria como a Polícia Militar da cidade.
Nos dias de jogos, toda a movimentação é acompanhada de uma central de monitoramento.  “Dentro do estado de São Paulo, o estádio Valter Ribeiro pode ser considerado uma referência por causa do nível de tecnologia aplicado dentro dele. O sistema tem capacidade para a instalação de mais 17 câmeras. Atualmente as câmeras captam todos os locais destinados aos torcedores”, explicou Renato Bernardini, diretor

O sistema começou a ser implantado em janeiro deste ano e ficou pronto em abril. As imagens são captadas 24 horas por dia e ficam armazenadas por 45 dias em dois servidores. Quando não há jogos, as câmeras apontam para outros pontos da cidade, como postos e praças da cidade. “A Fifa visitou nosso estádio e avaliou muito bem o sistema. Esse mecanismo pode ser colocado juntamente com o videomonitoramento da cidade, se for necessário”,  Silmar Abdala, da Secretaria de Esportes.