Resolução de imagem X Número de câmeras - NetSeg

Resolução de imagem X Número de câmeras

Cidades Digitais | 10/01/2013

Apesar das câmeras megapixel não serem mais novidade no mercado de monitoramento mundial, no Brasil ainda é nítido a falta de conhecimento dos benefícios que o aumento de resolução pode trazer para o consumidor final não somente em qualidade de equipamentos, mas também financeiramente.

O conceito de projetos com câmeras de CFTV apenas visando a cobertura dos ambientes com instalação de câmeras sem nenhum compromisso com o resultado final está ultrapassado e câmeras com maior número de resolução requerem um planejamento maior do local e do objetivo do monitoramento, ou seja, qual o nível de detalhes que se espera do sistema.

Para calcular quantas câmeras são necessárias em uma determinada área, basta realizar um cálculo muito simples. Este cálculo requer apenas 3 informações: Campo de Visão, Resolução Horizontal da Câmera e Pixel por Metro.

Campo de Visão – determinado basicamente pela lente, é a medida (em metros) do comprimento total onde o objeto de interesse será capturado pela câmera.

Resolução Horizontal da Câmera – Apesar das câmeras possuírem descrição de 1.3MP, 2MP, 3MP, etc., para esse cálculo o importante é o número de pixel que a câmera suporta na horizontal. Uma câmera de 2MP (1600 x 1200) possui resolução horizontal de 1600 pixels, já uma câmera FullHD (1920 x 1080) possui 1920 pixels de resolução horizontal.

PPM – Sigla para Pixels por Metro , é o resultado da divisão da resolução horizontal de uma câmera pelo campo de visão de uma área.

Abaixo temos um exemplo de uma imagem obtida com a mesma câmera: 3MP, mas com Campos de Visão diferentes: 22,5 metros (fig.2) e 5,5 metros (fig.3).

Como pode ser notado nas imagens, com uma câmera de 3MP (2048 x 1536) e Campo de Visão de 22,5 metros, temos a possibilidade de alcançar o valor de 91PPM (2048/22,5). Utilizando outra lente com fator de zoom 4 vezes maior, diminuímos o campo de visão para aproximadamente 5,5 metros e obtemos o valor de 372PPM (2048/5,5).

Dessa forma é percebido que com 91PPM é possível identificar os caracteres maiores (“FITCH”) que aparece na camiseta do exemplo abaixo, mas apenas com 372PPM é possível identificar os caracteres menores (“Lake Club”). O mesmo ocorre em projetos em que se deseja capturar placas de veículos. Dependendo da resolução da câmera utilizada e da lente empregada (campo de visão), pode ser possível identificar apenas os caracteres maiores de uma placa ou até mesmo de qual cidade o veículo pertence.


Fig.2


Fig.3

Portanto, ao dimensionar o número de câmeras de um projeto, a primeira informação necessária é o PPM mínimo para conseguir atingir o objetivo do monitoramento. O PPM mínimo é subjetivo e pode variar bastante de uma pessoa para outra, assim somente é possível saber o PPM mínimo de um projeto realizando testes com diferentes lentes e câmeras. Após saber qual é o PPM mínimo para o projeto, basta realizar cálculos para identificar o número de câmeras (e a resolução de cada uma) e as lentes apropriadas para fazer com que em todo o ambiente de monitoramento seja alcançado o PPM adequado. A grande vantagem das câmeras megapixel, é que utilizando a mesma lente, a sua equivalência em relação as câmeras convencionais (720 x 480) pode ser de 20 vezes ou mais (fig. 4), fazendo com que o número de câmeras e toda a infra-estrutura necessária envolvida (cabos, mão de obra, lentes, fontes de alimentação, caixas de proteção, etc.) para um mesmo projeto seja também 20 vezes menor.