Escolas de formação de vigilante discutem novas regras em encontro nacional - NetSeg

Escolas de formação de vigilante discutem novas regras em encontro nacional

Cidades Digitais | 24/01/2013

Portaria traz incremento na grade curricular e aumento da carga horária dos cursos 

As escolas de formação de vigilante estão tendo um encontro nacional, até o dia 24 de janeiro, no Sindicado das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo (Sesvesp), para discutir a portaria nº 3.233/2012, que altera e consolida as normas aplicadas sobre a Segurança Privada. O evento é promovido pela ABCFAV (Associação Brasileira dos Centros de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes). 

As novas regras abrem espaço para outras disciplinas nas grades curriculares do treinamento e da reciclagem do vigilante e aumenta a carga horária de 160 para 200 horas/aula. Além disso, a portaria também cria os cursos de extensão em Segurança para Grandes Eventos e em Equipamentos Não-Letais. 

“Estas modificações devem trazer mais qualidade à prestação de serviço de segurança privada, pois vão preparar melhor o profissional para as atitudes preventivas, ostensivas e proativas. Estávamos aguardando há tempos tais alterações, por isso agora o setor precisa se organizar para se adequar às novas exigências”, explica João Palhuca, vice-presidente do Sesvesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo). 

Eventos como a Copa das Confederações, Encontro da Juventude com o Papa Bento XVI, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 devem contar com a presença de vigilantes, assim como os demais que já são realizados no Brasil como Feiras, Shows, Fórmula 1, Fórmula Indy, Paradas, Espetáculos em Estádios entre outros. Atualmente, existem 216 Escolas de Cursos de Formação no País. O efetivo nacional de vigilantes é de, aproximadamente, 605 mil profissionais.