As chuvas de verão e os danos nos equipamentos eletrônicos - NetSeg

As chuvas de verão e os danos nos equipamentos eletrônicos

Cidades Digitais | 05/04/2013

Durante o período de chuvas é essencial ter algum tipo de proteção contra os raios e as quedas de energia.

Nesta época do ano, as chuvas e tempestades ficam mais intensas e frequentes, aumentando o risco de as descargas elétricas danificarem muitos equipamentos eletrônicos (PCs, TVs, games e etc.) e, ainda, possibilitarem a perda de dados importantes no computador, devido a quedas abruptas de energia. Isto pode ser extremamente perigoso, devido à falta de energia em dias de muita chuva com trovões e raios.

Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revelam que o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo (57,8 milhões, ao ano). Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo são os que apresentam as maiores taxas de densidade, ou seja, de raios por km². E é no verão em que a maioria dos raios se concentra. Na região Sudeste, por exemplo, em torno de 70% deles caem nesta época do ano.

De acordo com estas estatísticas, nota-se a grande importância de proteger os equipamentos eletrônicos, tanto dos escritórios como das residências, contra os riscos que uma descarga elétrica pode causar. Um raio que alcança as proximidades onde existem eletrônicos em funcionamento, por exemplo, pode gerar um pico de tensão que atravessará a fiação, rede, linhas telefônicas e outros meios, atingindo o computador pela tomada, linha telefônica ou dados da rede, o que causa danos internos nos equipamentos.

Há, basicamente, três tipos de produtos com a finalidade de proteger aparelhos: estabilizadores, módulos isoladores e no-breaks. Possuir um destes recursos é essencial para garantir a proteção dos dispositivos, sistemas e arquivos nos mais diversos ambientes. Eles evitam os problemas causados pelas descargas elétricas, proporcionando proteção completa, preservação dos dados e aumento da vida útil de tudo que estiver conectado a eles. Os no-breaks, por exemplo, devido à sua bateria interna, possibilitam que, mesmo com a queda de energia, o equipamento permaneça ligado por um tempo determinado e possa ser desligado de forma segura. Evitam-se, assim danos a valiosos aparelhos eletrônicos ou, mesmo, informações.

Sobre a Schneider Electric

Como especialista global na gestão de energia, a multinacional francesa Schneider Electric, presente em mais de 100 países, oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em Energia e Infraestrutura, Indústrias e Fabricantes de Máquinas, Prédios não residenciais, Data Centers e Networks, assim como residencial. Focada em oferecer energia mais segura, confiável, eficiente, produtiva e sustentável, a Schneider Electric possui mais de 130.000 colaboradores em todo o mundo e faturou globalmente 22,4 bilhões de euros em 2011, através de seu forte compromisso em ajudar as pessoas e organizações a utilizarem de maneira eficiente a energia. No Brasil, presente há 65 anos, possui cerca de 5.000 colaboradores, 13 filiais comerciais e 10 unidades fabris: Guararema (São Paulo), Sumaré (São Paulo), Curitiba (Paraná), Fortaleza (Ceará), Blumenau (Santa Catarina), Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas) e 2 na cidade de São Paulo. Mais informações em www.schneider-electric.com/br.