1ª Casa Inteligente Autônoma e Sustentável com solução de Smart Voice da América Latina é lançada em São Paulo - NetSeg

1ª Casa Inteligente Autônoma e Sustentável com solução de Smart Voice da América Latina é lançada em São Paulo

Corporativo | 2015-09-29

Smart Eco House do Brasil em parceria com 55 empresas dos mais diversos segmentos construiu a primeira casa inteligente e autônoma (Off Grid) da América Latina. Este é o primeiro projeto brasileiro exclusivamente dedicado a colocar em prática em uma casa habitada as tecnologias de sustentabilidade criadas a partir do conceito  de consciência ambiental.

O engenheiro, diretor executivo da Smart Eco House do Brasil e idealizador do projeto modelo mudou-se com a família para a casa, afim de verificar os resultados reais da aplicação de soluções sustentáveis e calcular os custos reais da implantação dessas soluções em residências comuns.  “Para sobrevivermos no futuro precisamos preservar os recursos naturais hoje e por isso criamos um modelo sustentável eficaz para reaplicação em outras residências, estabelecimentos comerciais, agências bancárias, condomínios, datacenters e até cidades inteligentes”, revela Barassal. “Uma casa com recursos sustentáveis custa em média 40% a mais num primeiro momento, mas em poucos anos este valor se paga e ainda gera recursos financeiros permanentes com a economia de energia limpa”, afirma.

Todos os sistemas instalados como água produzida e consumida, consumo e armazenamento de energia, consumo de gás, reservas de água entre outros, geram dados que são contabilizados automaticamente. Dessa forma é possível saber o que foi gasto e economizado e calcular o payback de cada uma das tecnologias instaladas em uma aplicação real, de residência habitada.  

Além disso, a funcionalidade de cada uma das soluções é avaliada no dia a dia, de forma a possibilitar as modificações necessárias para que sejam melhor aproveitadas nas rotinas de qualquer família, em uma casa comum, ou em qualquer estabelecimento comercial e industrial.  

A 1ª casa inteligente e autônoma do País é um modelo vivo e possui equipamentos smarts de última geração, dentro do conceito de Internet das Coisas (Iot) e automação, reconhece e conversa com os seus moradores, através do aplicativo Smart Voice, desenvolvido pela Smart Eco House do Brasil. Através do app é possível controlar a produção de energia, evitando desperdícios, informando anormalidades e acionando comandos de energia e segurança em casos de necessidades. 

O projeto que é um produto de inovação e alta tecnologia foi  premiado quatro vezes antes mesmo de ser lançado:

PRÊMIOS

  • Mérito Ambiental FIESP;
  • Economia Verde Nossa Caixa Desenvolvimento
  • Mérito na Categoria Sustentabilidade – O Estado de São Paulo PME
  • Prêmio Planeta Casa – Revista Casa Cláudia – 3 colocado

Estima-se que o mercado de lares inteligentes alcancará  US$ 3 bilhões de receitas já em 2020. No entanto, segundo Barassal para obter o conceito “lares inteligente ou smart” os projetos devem preservar os recursos naturais. “A  Smart Eco House inverte a lógica de que é preciso fazer sacrifícios para garantir a sustentabilidade. Nosso projeto é viável e facilita a vida de seus moradores e ainda preserva o meio ambiente”, garante.

A primeira Smart Eco House se tornou referência educacional e estará aberta à visitações de escolas, universidades e grupos executivos. Para mais informações, enviar email paracontato@smartecohouse.com.br.

DESCRITIVO DO PROJETO MODELO

1) Calefação por meio de recuperadores de calor.

2) Captação e tratamento da água da chuva para reuso nos sanitários, lavagem de quintais, lavagem de carros e irrigação das plantas. Potabilização da água da chuva para consumo humano.

3) A casa tem o primeiro ponto de abastecimento GNV domiciliar do Brasil. 

4) Moveis Planejados feitos com madeiramento de Demolição e Reflorestamento.

5) Produção de água quente através de Coletores Solares de última geração com Bomba de calor.

6) Produção de energia elétrica através de Painéis Fotovoltaicos.

7) Produção de energia elétrica através de Turbo Aero Gerador de Eixo Vertical.

8) Reaproveitamento do entulho moído para fazer argamassa.

9) Reaproveitamento do madeiramento do telhado antigo para confecção de parte do mobiliário.

10) Reaproveitamento dos tijolos das paredes demolidas para decoração de novas paredes.

11) Revestimento ecológico a base de água (Tinta a base de água).

12) Sistema de Alarme Monitorado com câmeras remotas e sensores inteligentes de última geração.

13) Sistema de controle de acesso com Biometria Facial

14) Sistema de Aspiração Central.

15) Sistema de Automação residencial inteligente, com programação na nuvem.

16) Sistema de iluminação com tecnologia LED de ultima geração (sistema sem fontes, DirectDriver).

17) Sistema de iluminação natural Solatube (luz do sol encanada).

18) Sistema de monitoramento do clima e condições meteorológicas para previsões e medições.

19) Sistema de tarifação digital para o fornecimento de energia elétrica (venderemos o excedente gerado para concessionária) Somos a primeira casa no regime de troca (NR 482).

20) Telhado semi-branco para evitar o aquecimento solar (Campanha GBC).

21) Algoritmo de inteligência artificial, ou seja, a casa aprende comandos.

22) Acesso remoto para todos os comandos da casa via internet, pode-ae controlar a casa de qualquer lugar do mundo.

Gerenciamento computadorizado de recursos: Software dedicado para controle e responsável pelo fornecimento e a distribuição dos recursos captados e/ou produzidos pela casa:

a) Monitoramento constantemente da produção e da utilização da água captada da chuva

b) Monitoramento constantemente da produção de energia elétrica, gerada pelos painéis e geradores eólicos

c) Monitoramento constantemente da produção de água quente, gerada pelos coletores solares

d) Monitoramento constantemente da iluminação com tecnologia LED, evitando desperdícios por uso desnecessário (sensores detectam a presença de pessoas e quantidade de luz necessária para cada ambiente).

e) Monitoramento constantemente dos sistemas de segurança, com software de reconhecimento de face. Este sistema não só reconhece as pessoas que moram na casa, como também classifica e cadastra seus visitantes, além de monitorar atitudes que possam solicitar socorro, através de gestos cadastrados, identificado possíveis assaltos ou acidentes. (mão na cabeça / mão no ombro, etc).

f) Reconhecimento de comandos ativados por voz, onde solicitamos o acendimento de uma determinada lâmpada, o travamento das portas, abertura, a liberação do veículo ou saber se a sua bateria já está carregada, solicitação de socorro, etc.

CONSUMO E PRODUÇÃO DE ENERGIA DA CASA MODELO

A casa modelo gasta em média 110KW/h mês de energia e produz em média 470 KW/h mês de energia On Grid e 520 KW/h mês de energia Off Grid. Portanto a energia On Grid excedente produzida na casa é vendida para concessionária de energia e a Off Grid gera e armazena em baterias para uso posterior em equipamentos da casa.  A resolução 482 é quem regulamenta a venda de energia para as concessionárias em regime ON GRID.

O gerador eólico da residência abastece a maioria dos equipamentos eletrônicos utilizados na casa, incluindo o datacenter e garante ainda 8 horas ininterruptas de luz em caso de falta de energia.

On Grid –Sistema de geração de energia sincronizado com a rede de distribuição de energia elétrica da concessionária da região

Off Grid - Sistema de geração de energia não conectado à rede de distribuição..

CONSUMO DE ÁGUA DE UMA RESIDÊNCIA COM 5 PESSOAS

Numa casa comum

Na Smart Eco House

Lavatório= 3.600 l/mês

2160 l/mês

Vazo Sanitário= 4.320 l/mês

0 (água da chuva tratada)

Banho= 14.400 l/mês

9.800

Torneiras de uso geral= 1.500 l/mês

0 (água da chuva tratada)

Máquina de Lavar Roupa= 2.520 l/mês

0 (água da chuva tratada)

Misturador de Cozinha= 4.500 l/mês

2.800

Total consumido em 1 mês= 32.340 l/mês

14.760

Total consumido em 1 ano= 388.380 l/mês

177.120

 

Economia obtida = 45,6%

Sobre a Smart Eco House

A Smart Eco House é uma empresa 100% brasileira e conta com profissionais altamente qualificados, que atuam há mais de 20 anos, desenvolvendo atividades de assessoria, implantação e gerenciamento de soluções sustentáveis integradas de alta tecnologia.

A empresa desenvolveu e construiu a primeira Smart Eco House autônoma (Off Grid) e sustentável da América Latina, em parceria com 55 empresas dos mais diversos segmentos.

Entre os clientes da Smart Eco House do Brasil estão empresas como os Condomínios Alphaville, Rede Poupa Farma,Iluminação de Igrejas e catedrais, dentre elas a Catedral Nossa Senhora do Carmo, a primeira do Brasil 100% LED, Lojas do Shopping Center Norte, Sede Industrial da MS Ambiental, Bar do Mané no mercado Municipal, entre outros.