Cidades mais seguras sob o olhar de um completo sistema de vídeo-vigilância - NetSeg

Cidades mais seguras sob o olhar de um completo sistema de vídeo-vigilância

Cidades Digitais | 2016-09-04

Um município chileno é o exemplo de que a implementação de um sistema de vídeo-vigilância permite não apenas melhorar os índices de segurança em uma cidade, mas também aumentar a sensação de tranquilidade entre os seus habitantes.

O DESAFIO: O município chileno de Santo Domingo necessitava de um sistema de vídeo-vigilância que permitisse ter “olhos digitais” em todo os distritos, incluindo em suas zonas rurais.

A SOLUÇÃO: XProtect® Smart Client da Milestone. Câmeras AXIS. Ligações sem fio RADWIN. Solução de LPR da Natural Labs. Servidores da SUPERMICRO.

AS VANTAGENS: Graças a esta implementação foi possível manter os níveis elevados da segurança na cidade, e fazer com que Santo Domingo seja reconhecida como a cidade mais segura da região (incluindo também a mais segura do país). As principais características da ferramenta adquirida são a facilidade de utilização e a reprodução imediata; que também permite vigiar -em tempo real- várias zonas da cidade, sem ter que investir em recursos humanos, como se fazia anteriormente.

O município chileno de Santo Domingo (localizado na Região V do país) realizou um importante projeto com o objetivo de criar uma cidade mais segura para todos. Este projeto foi executado em razão do crescimento dos índices de delinquência na região, e a necessidade de instalar câmeras para melhorar a sensação de segurança, mediante a visualização dos grupos geradores de delitos, que afetam diretamente os habitantes do município.

O projeto compreendia a instalação das câmeras no setor do Balneário (cobrindo os acessos) e culminando na área de San Enrique, pela estrada da Fruta, onde os equipamentos auxiliam no controle de trânsito e no monitoramento dos veículos suspeitos. Cabe ressaltar que o sistema dispõe de 72 câmeras de diferentes tipos, tais como PTZ, fixas, de visão noturna e LPR, entre outras.

É importante acrescentar que esta não foi a primeira solução tecnológica que Santo Domingo utilizou para controlar a sua segurança. De acordo com os porta-vozes do Departamento de Segurança Pública do município, antes de empreenderem esta iniciativa, a região contava com uma solução baseada em DVRs (gravadores de vídeo digital) que transmitiam as imagens pela Internet.  

FASE DE COMISSIONAMENTO

“Para a comunidade a questão da segurança é muito importante, pois a cidade é uma das maiores do país austral, e fica próxima da cidade portuária de San Antonio, de onde vem os responsáveis por 80% dos crimes que acontecem em Santo Domingo”, disse Cristian Fuentealba, porta-voz do Departamento de Segurança de Santo Domingo.

Além disso, esta cidade necessitava cobrir a maior parte de seu território com “olhos digitais”, tendo como principais desafios as zonas rurais que deveriam ser conectadas através de ligações sem fios (as mais distantes estavam situadas a 35 quilômetros).

A implementação do sistema da Milestone ficou a cargo da empresa WEBPCX Engenharia Ltda., que também treinou todos os operadores; contudo -nas palavras do usuário final- esta ferramenta é muito amigável e o aprendizado para a sua utilização é muito rápido. Além disso, ela inclui uma integração que a empresa desenvolveu, para permitir realizar modificações nas configurações, diretamente em todas as câmeras AXIS disponíveis no município.

Com relação a este projeto, Cristian Laude -Representante da WEBPCX- observou que um dos principais requisitos era o de ter uma solução centralizada, que pudesse chegar a qualquer lugar. Ele também enfatizou que o maior desafio foi conseguir que a solução chegasse a qualquer ponto do município, com a restrição que existia naquele período sobre a energia elétrica, pois Santo Domingo não é uma zona com muito incidência de sol.

Por outro lado, as áreas urbanas do município foram cobertas principalmente com fibras ópticas e nas áreas rurais, conforme mencionado anteriormente, com ligações sem fios, que em algumas situações, são conectadas com a fibra óptica.

“O planejamento do projeto foi total. Nesta iniciativa o prefeito queria cobrir a vigilância urbana (incluindo escolas e centros médicos), além de fornecer o serviço de Internet através das redes, para as áreas remotas”, explicou Cristian Laude.

Em termos técnicos, esta iniciativa foi uma solução híbrida (fibra óptica e redes sem fio). As câmeras utilizadas são da AXIS e as ligações sem fio são da RADWIN. Além disso foi implementada uma solução de LPR, através de um parceiro da Milestone chamado Neural Labs, utilizando câmeras da Bosch que de forma conjunta, forneceram excelentes resultados para uma solução de LPR de alta velocidade.

RESULTADOS NO MUNICÍPIO

Graças a esta implementação tem sido possível manter os níveis ideais de segurança pública, que fazem com que Santo Domingo seja reconhecido como o município mais seguro da região (e até mesmo do país), fazendo com que os empresários considerem investir na cidade. “Desta forma nos sentimos retribuídos como município”, afirmou Fuentealba.

Graças a estes resultados, neste ano Santo Domingo irá atualizar o seu sistema para a plataforma 2016. Além disso, o município está trabalhando em novas expansões de câmeras para as áreas vulneráveis, reconhecendo que o crime é móvel, isto significa que o atos criminosos podem ocorrer em qualquer lugar na cidade.

Para Fuentealba, as principais características da ferramenta adquirida são a facilidade de utilização e a reprodução imediata. Ela também permite monitorar -em tempo real-várias áreas do município, sem ter que investir em recursos humanos, como se fazia anteriormente.

Enquanto isso, Cristian Laude disse que ao apresentar o projeto para o município, eles ficaram admirados com a solução que a Milestone oferecia. Além disso, Laude salientou que o município está muito satisfeito com a plataforma e faz uso permanente da solução de cliente móvel, a partir da qual (os usuários desde o prefeito até os inspetores atuando nas áreas) podem visualizar em tempo real, tudo o que acontece no município.

O integrador acrescentou que a sensação no município é de que esta solução atende às expectativas em todos os níveis, pois oferece facilidade nas trocas de imagens e permite designar números para as câmeras e telas de visualização, facilitando o trabalho dos gestores.

Além disso, o especialista disse que eles estão desenvolvendo atualmente, um protótipo de câmera para os inspetores municipais, para que possam transmitir em tempo real para a sala de monitoramento.

Para finalizar, Cristian Fuentealba acrescentou que através dos seus indicadores, pode garantir que a comunidade de Santo Domingo reconhece a prevenção através das câmeras de vídeo-vigilância que foram instaladas. "Isso nos enche de orgulho porque outras comunidades, como Las Condes, copiaram nosso sistema", concluiu o porta-voz.

Sobre a Milestone Systems 
A Milestone Systems é uma empresa líder global da industria de desenvolvimento de software de gerenciamento de vídeo-vigilância IP em plataforma aberta. Foi fundada en 1998 e atualmente opera como uma empresa independente no Grupo Canon. A tecnologia Milestone é fácil de utilizar, confiável e foi comprovada com êxito em milhares de instalações de clientes no mundo inteiro. A Milestone Systems suporta uma ampla gama de equipamentos em rede e de integrações com outros sistemas. Vendidas através de parceiros autorizados e certificados em mais de 100 países. As soluções Milestone ajudam as organizações a gerenciar riscos, proteger pessoas e ativos, otimizar processos e reduzir custos. Para obter mais informações, visite: www.milestonesys.com.