Controle de casa a partir de relógio - NetAv

Controle de casa a partir de relógio

Residencial | 2015-04-27

Tecnologia está disponível apenas para usuários do dispositivo móvel da Samsung, o Galaxy Gear

Vários filmes adiantaram essa tendência nas últimas décadas. E, o que parecia impossível de acontecer virou uma realidade. Controlar funções básicas em sua residência por meio de um relógio inteligente deixou de ser algo restrito às produções de ficção científica. 

No Brasil, a iHouse, empresa especializada em automação residencial, aposta nisto e é a primeira do mundo a lançar um aplicativo para controle dos recursos de automação da casa via relógio de pulso.

A novidade ocorre por meio do App Gear, onde é possível controlar a casa até mesmo à distância, por exemplo abrindo a porta de entrada ou ainda controlando equipamentos como home theater, ar-condicionado, persianas, hidromassagem, além de toda a iluminação.

O aplicativo foi desenvolvido especialmente para o modelo Galaxy Gear, da Samsung, e poderá ser adquirido gratuitamente na loja virtual da fabricante. “Entendemos que vestir tecnologia será uma tendência também para o setor de automação,” afirma o diretor presidente da iHouse, Leonardo Senna. “Hoje, as pessoas já controlam suas casas pelo tablet e pelos smartphones. 

O desafio agora é permitir que elas façam isso usando outros acessórios inteligentes que estão sendo lançados no mercado, como é o caso do relógio de pulso”. 

A partir de telas intuitivas, com layouts sofisticados e interfaces limpas, é possível com um único comando ter o home theater pronto para assistir um filme, pois as persianas são baixadas, o ar ligado na temperatura programada, bem como as luzes apagadas, enquanto outro comando liga e seleciona os equipamentos de áudio e vídeo para a exibição do filme.

Daí em diante, o painel do relógio exibirá os botões para controle do filme. Naturalmente, qualquer equipamento eletrônico pode ser controlado individualmente a qualquer tempo pelo Galaxy Gear e o App Gear. Exemplo: o telefone tocou? Basta pausar o filme e acender as luzes instantaneamente.

O app possui todos os botões necessários para controle da casa, sendo que no menu “luzes” cada circuito de iluminação possui a própria barra de controle de intensidade (dimer) e existe também a barra principal que controla vários circuitos simultaneamente (as luzes do ambiente).

No menu do ar-condicionado tem as temperaturas usuais. Outro menu atende às persianas. Os equipamentos de áudio e vídeo têm seus controles remotos dispostos em telas específicas.

Apesar da flexibilidade e abrangência,tudo foi disposto para ser acessado de forma simples e direta. O Galaxy Gear permite que os usuários permaneçam conectados aos seus smartphones Samsung Galaxy. Ele avisa o usuário sobre o recebimento de ligações, mensagens de textos, e-mails e alertas; oferece a pré-visualização dessas mensagens e dá aos usuários a opção de aceitá-las ou ignorá-las. O Galaxy Gear está à venda nas principais lojas do Brasil com preço sugerido de R$1.299.