Axis lança câmera 4K com orientação vertical para rodovias - NetSeg

Axis lança câmera 4K com orientação vertical para rodovias

Transporte | 2017-05-08

Em lugar do vídeo tipicamente horizontal, a câmera pode gerar imagens na vertical para uma máxima profundidade de campo e leitura de placas.

A Axis Communications, líder em videomonitoramento IP, lançou uma câmera 4K que pode gerar vídeos na vertical. Para fins de videomonitoramento em estradas e vias urbanas, a orientação vertical permite maior profundidade de visão para que os operadores na central de controle consigam ver detalhes de áreas mais distantes, mesmo após aproximar a imagem consideravelmente. 

A visualização vertical é garantida pelo chamado Formato Corredor. Em vez do formato “paisagem” tradicional, o Formato Corredor maximiza a qualidade da imagem para dar mais alcance de visão vertical – o que pode ser útil, por exemplo, para detectar veículos na área superior do vídeo. Pela primeira vez, esse recurso está sendo oferecido com resolução Ultra HD, equivalente a quatro vezes o Full HD. 

A nova câmera, chamada AXIS P1368-E, possui um design interior diferente. A lente desliza por um trilho embutido, o que dá espaço interno para lentes opcionais. Assim, é possível usar lentes zoom maiores conforme a necessidade de visualização de detalhes por parte da concessionária ou do gestor de trânsito. 

“Ao instalar a câmera numa rua ou cruzamento, por exemplo, os postes de aço já existentes podem ser usados mesmo quando a distância entre eles varia”, explica Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis. “Apesar de lentes varifocais permitirem ajustes menores, faz toda a diferença poder usar lentes tele, com alcance maior, para cobrir toda a extensão pretendida sem gastar com mudanças na estrutura”. 

Outro exemplo interessante é o uso da câmera para leitura de placas de veículos. Em muitos casos, visualizar com precisão uma placa distante requer maior milimetragem, o que significa o uso de lentes maiores dentro da caixa. Com a capacidade crescente de processamento de dados na própria câmera, o que gera mais calor, a nova AXIS P1368-E permite usar lentes muito grandes mesmo quando a temperatura interna for um desafio pelo uso de analíticos. 

É esse design mais flexível que permite girar facilmente a lente em 90º para uso do Formato Corredor, sem precisar de suportes ou acessórios extras. 

O novo produto estará disponível para pedidos através da rede de canais da Axis no Brasil a partir desse mês. 

Para fotos, acesse: www.axis.com/corporate/press/press_material.htm?key=p1368e 

Sobre a Axis Communications
A Axis Communications oferece soluções avançadas de segurança para criar um mundo mais inteligente e seguro. Como líder do mercado de vídeo em rede, a Axis impulsiona a indústria através do lançamento de produtos de rede inovadores baseados numa plataforma de tecnologia aberta. A Axis tem relações de longo prazo com seus parceiros em todo o mundo para compartilhar conhecimento e desenvolver novos mercados. A Axis possui mais de 2700 funcionários dedicados em mais de 40 países e opera através de uma rede global de mais de 80 mil parceiros. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ Stockholm como AXIS.