Um cabo, quatro serviços: a nova face da integração da Internet das Coisas - NetSeg

Um cabo, quatro serviços: a nova face da integração da Internet das Coisas

Cabeamento | 2017-06-30

Por Antonio Pérez, Diretor de vendas da NVT Phybridge para a América Latina e Caribe.

A forma como os produtos e serviços são oferecidos está mudando: Hoje, muitas empresas estão descobrindo que seus planos são estabelecidos com base em como os negócios se integram com a "Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Embora muitas empresas tenham tido recursos de IoT já faz algum tempo, tem havido um aumento considerável na quantidade de dispositivos que podem se conectar à rede principal de uma empresa nos últimos anos; isso oferece novas alternativas de crescimento em inovação, análise de dados e integração. 

O desafio agora é estabelecer uma maneira fácil, integrada e, acima de tudo, barata de alcançar uma migração na IoT.

Pense em um edifício capaz de integrar a alimentação da câmera de segurança, TV digital, ar-condicionado, iluminação e sistema telefônico em uma única estrutura de cabo, com a necessidade de instalar uma nova estrutura, que geralmente é um dos maiores custos e interfere nas operações do local.

Suponhamos que este edifício possua sistemas de câmera, telefone e TV analógicos com apenas um ponto de acesso, mas quer implementar uma migração conjunta e integrada em um sistema IP. Um único cabo pode ser usado para fazer a mudança para câmeras, telefonia e TV por IP, com uma única transmissão do ponto de acesso.   

O que a solução envolve? 

Nós, da NVT Phybridge, sugerimos aproveitar a infraestrutura cabeada usando um transmissor que pode combinar até quatro sinais Ethernet diferentes, além de fornecer alimentação de energia PoE em um único cabo.  

Existe uma solução de cabo coaxial com transmissor de quatro portas, que também pode ser implementada usando uma solução UTP de quatro pares.

Qualquer aplicação pode ser integrada em um único cabo UTP coaxial ou de quatro pares, seja quatro câmeras ou uma câmera e iluminação, telefones e TV por IP, em qualquer combinação.  Existem tantas possibilidades quanto existem diferentes necessidades das empresas.

Basta um transmissor de quatro portas, que possui quatro soquetes de cabo UTP RJ45 e uma única saída de cabo RJ45 ou coaxial. As transmissões usam frequências diferentes. Também há switches e cada porta pode suportar até quatro sinais diferentes.

Obviamente, é importante ter em mente a largura de banda e os limites de potência da porta. Por exemplo, o interruptor CLEER pode enviar 100 Mb full duplex por porta e tem 30V de energia; se enviar 4 sinais, esses números precisam ser divididos em 4 e teremos de conhecer a capacidade global do switch. No entanto, estamos falando de dispositivos IP que consomem pouca energia.

Vantagens do sistema

Um dos principais benefícios desta tecnologia é a integração entre equipes: muitas empresas têm uma equipe de TI responsável pela rede principal e, com essa tecnologia, essa equipe pode trabalhar com as equipes de telefonia e segurança de forma conjunta e integrada, sem que elas interfiram umas nas outras na rede principal. 

Também há benefícios financeiros: não ter que "recabear" e usar o cabo existente oferece economias significativas. Outro benefício é o tempo de implantação: por exemplo, se um hotel deseja migrar para IP e tiver que recabear, isso seria um grande desafio: quando ele faria isso? Trabalhar durante a noite causaria muito barulho e, durante o dia, seria difícil não perturbar os hóspedes e não interferir nas operações do hotel; o fato de isso pode ser feito imediatamente, aproveitando o cabo coaxial existente, significa economia substancial de tempo, o que também afeta o investimento envolvido.

No passado, apenas empresas com grandes orçamentos poderiam aproveitar os benefícios da Internet das Coisas. Agora, graças às economias da arquitetura de IoT, softwares comerciais, conectividade, big data e essas soluções de hardware, qualquer empresa pode se beneficiar da coleta de dados de vários dispositivos distribuídos e melhorar as tomadas de decisões, agregar valor e ampliar a experiência do cliente.