Vídeo mostra adolescentes pichando as escadarias do Bixiga, em SP - NetSeg

Vídeo mostra adolescentes pichando as escadarias do Bixiga, em SP

Cidades Digitais | 2017-08-10

Jovens foram identificados depois que os moradores compartilharam imagens na rede social.

O vídeo mostra quando um rapaz picha o topo da escadaria, enquanto uma moca fica de vigia. Ele termina e vai embora, mas a moca volta em seguida com o spray e também picha no mesmo lugar. Tudo foi gravado pela câmera de segurança que fica na escada. Os jovens foram identificados depois que os moradores compartilharam essas imagens na rede social. E o que mais surpreendeu é que os meninos moram na região.

As câmeras de segurança estão fazendo toda a diferença no bairro do Bixiga. Elas for instaladas na semana passada ao redor da Praça Dom Orione e na escadaria. As imagens são monitoradas 24 horas pela guarda municipal graças a uma ajuda dos comerciantes. As imagens das câmeras chegam à central da guarda via internet, que é paga pelos comerciantes.

A construção é tombada pelo patrimônio histórico e tem um valor inestimável para São Paulo. A escadaria foi construída por volta de 1929 e é considerada um marco de como foi a aproximação entre ricos e pobres. Os ricos que moravam nas mansões do Morro dos Ingleses próximo à Avenida Paulista - a parte alta - e os trabalhadores e imigrantes que viviam no Bixiga, na parte baixa da cidade.

Na manhã desta terça-feira (8) a pichação já tinha sido apagada. Um caminhão da Prefeitura esteve no local, molhou as escadarias, as pedras, mas deixou para trás todo o lixo que costuma ficar jogado nos degraus: bituca de cigarro, latas, plástico.