Maior segurança em dispositivos IoT depende de pressão de usuários, diz executivo da IBM - NetSeg

Maior segurança em dispositivos IoT depende de pressão de usuários, diz executivo da IBM

Corporativo | 2018-11-09

Fabricantes confiam que consumidores sigam as recomendações para configurar à sua rede e deixam à segurança de lado na hora do desenvolvimento.

De acordo com João Rocha, executivo da divisão de Segurança da IBM Brasil, os fabricantes de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) desenvolvem a arquitetura de segurança de seus produtos esperando que os usuários sigam as recomendações de configuração. Exige-se do consumidor que ele utilize senhas fortes no acesso à sua rede, por exemplo, algo que não é muito usual do mercado.

Rocha, que participou ontem (6/11) de um painel sobre cibersegurança durante o congresso “Desafios da IoT”, realizado pela ABES Software em São Paulo (SP), explica que os fabricantes fazem isso como forma de diminuir os custos com o produto. Por isso, ele aponta que depende da pressão dos usuários para que a indústria comece a colocar a segurança como prioridade na concepção de dispositivos IoT.

Isso é importante porque os usuários costumam apenas pegar um novo equipamento e conectá-lo à rede sem se preocupar com a segurança. Dessa forma, uma geladeira conectada pode virar uma brecha para um ataque. “Um cassino, por exemplo, fez um teste para ver se sua rede era segura e descobriu que o aquário conectado servia como ponto de acesso à sua rede”, exemplifica Rocha.

O painel também contou com a presença dos executivos José Palazzi, da Qualcomm, e Cristian Oliveira, da Intel, que comentaram as iniciativas de suas empresas para garantir a segurança de dispositivos. As duas empresas têm investido na criação de plataformas para garantir a integridade de produtos IoT e impedir o acesso ao hardware.