Como buscar por ameaças à segurança? - NetSeg

Como buscar por ameaças à segurança?

Cidades Digitais | 2019-02-15

A preocupação com a segurança nas empresas, seja do porte que for, nunca foi um luxo. Cada vez mais, as corporações estão suscetíveis a risco de perdas, sejam por ocorrências externas ou mesmo internas. Organizações prontas para assumir o próximo passo na identificação de ameaças devem explorar a crescente prática da “caça às ameaças”, como um modo de melhorar sua segurança e operações de monitoramento.

No que tange o ambiente virtual, os times de segurança de TI estão constantemente à procura do próximo hack ou vulnerabilidade. Como ataques se tornaram cada vez mais avançados e profundos, o conceito e prática de busca às ameaças cresceu. Mas não é apenas no universo online que uma empresa pode estar em risco, mas em seu patrimônio físico também.

Enquanto no ambiente cibernético a busca por ameaças é muito mais ampla e sua concretização atinge, na maioria dos casos, apenas dados, na estrutura física essa preocupação já se refere à vida humana. Clientes e funcionários devem ter a garantia de que estarão seguros enquanto passam seu tempo na empresa, comércio e todo tipo de negócio. Veja no texto a seguir alguns sinais que podem indicar que sua empresa corre riscos.

Como prevenir ataques contra segurança

Confira algumas formas de prevenir ataques a partir da busca às ameaças:

  1. Essa busca se trata de encontrar problemas antes que aconteçam. Neste contexto, a proatividade se refere a tomar ações antes dos alertas, e não antes das perdas ocorrerem.
  2. Pistas e hipóteses. A busca por ameaças foca nas pistas e ideias, e não apenas em alertas já gerados e detecções baseadas em regras. Entretanto, essa busca dá informações que posteriormente podem se tornar regras.
  3. As ferramentas usadas têm o papel de ajudá-los a ver as ameaças escondidas. O monitoramento analisa situações que podem gerar perdas materiais, financeiras ou de imagem para um estabelecimento. Analíticos de vídeo identificam situações como invasão de área ou aglomeração de pessoas, objetos deixados ou retirados e acionam a Central de Monitoramento para tratamento de cada ocorrência de maneira customizada e proativa, antes de se tornarem perdas.

Empresas com muitos recursos enfrentam ameaças persistentes e silenciosas. Aqueles que têm uma solução que analisam cada uma delas maximizam sua porcentagem de alertas, melhoram seus processos de desenvolvimento de detecção e maturam suas funções de respostas à incidentes de segurança.

Identifique se sua empresa precisa de monitoramento

As questões a seguir podem ajudar a determinar se você precisa dos serviços de monitoramento:

  • Você é alvo de ameaças silenciosas?
  • Você tem uma necessidade legítima de reprogramar as ações contra ameaças para antes do primeiro alerta?
  • Você se preocupa com eventuais riscos depois de controles de segurança estarem prontos para uso e bem desenvolvidos.
  • Teve incidentes não iniciados por um alerta?

Se suas respostas indicam que você precisa buscar por ameaças, reflita com essas perguntas:

  • Você é capaz de contratar e reter colaboradores de ponta para segurança?
  • Você já aprimorou e otimizou a detecção dos processos de controle e respostas?
  • Você tem um centro de operações de segurança bem desenvolvido?

Você tem visibilidade suficiente do seu ambiente?

Garanta que as ocorrências sejam tratadas

Empresas podem começar a analisar ameaças com um consultor ou um colaborador já existente — alguém que geralmente conduz atividades em prol da segurança —, mas não o fará de forma a identificar as causas e trata-las separadamente. Essas pessoas podem não estar devidamente qualificadas para apontar possíveis problemas e garantir que as ocorrências sejam solucionadas.

Segurança é um assunto sério, por isso, é fundamental contar com uma empresa especializada no monitoramento ideal para cada tipo de negócio. A Avantia conta com o AMS — Avantia Monitoring System —, um serviço com monitoramento integrado de alarmes e imagens com procedimento ativo, totalmente personalizável para cada planta a ser acompanhada. Isso possibilita a redução dos custos operacionais e torna o monitoramento eficiente com segurança proativa.