O que uma empresa precisa saber antes de investir em um roteador wifi corporativo? - NetSeg

O que uma empresa precisa saber antes de investir em um roteador wifi corporativo?

Dicas | 2019-09-05

Problemas de conexão, como internet lenta, representam perda de dinheiro e competitividade para qualquer tipo de negócio. Portanto, ter um roteador wifi corporativo de qualidade significa investir na boa saúde financeira da sua empresa.

Esse item é indispensável, pois tem a missão de distribuir o sinal com capacidade e durabilidade adequadas ao contexto corporativo que, diferentemente de um roteador residencial, tem exigências especiais. 

Portanto, é preciso ter em mente as diretrizes para a escolha do access point, ou seja, seu roteador wifi corporativo, de qualidade, que cumpra bem esse papel. Acompanhe neste artigo dicas de como efetuar a melhor escolha.

O access point correto  

Problemas de conexão geralmente têm suas causas na má escolha e configuração do roteador. Por essa razão, a dica primordial na hora do investimento neste equipamento é ficar atento às questões técnicas, como suporte, garantias do produto e especificações. 

O primeiro ponto é atentar-se à características necessárias de especificação do produto, tais como:  quantidade de usuários simultâneos e local onde será instalado para que haja 100% de cobertura wifi.

Observe também se sua taxa de transmissão e configuração conduz para um melhor desempenho em transferência de dados. Especificações como memória RAM, memória NVRAM, memória Flash, memória ROM, CPU e tabelas de rotas do produto são características responsáveis pela segurança e assertividade desse roteador wifi corporativo. Para que essa afirmação fique mais clara, a aplicabilidade de cada um desses itens resume-se em:

  • A memória RAM armazena as instruções e os dados executados pela CPU;
  • A CPU executa as instruções do sistema operacional, inclusive as funções de roteamento e comutação;
  • A memória NVRAM (Non Volátil RAM) armazena o arquivo de configuração do sistema operacional IOS;
  • A memória Flash, em linhas gerais, não permite que o conteúdo se perca, como no desligamento do roteador, por exemplo;
  • Com a memória ROM, o roteador armazena uma programação de inicialização, como nos computadores tradicionais;
  • E a tabela de rotas é o componente fundamental que direciona o tráfego de informações na internet.

 Porém, estas informações só fazem sentido se estiverem relacionadas ao contexto e necessidades de cada empresa. 

Configurações e instalação 

Os principais quesitos a avaliar para adequação a um access point em uma empresa são:

  • Frequência de uso;
  • Estrutura de TI;
  • Tamanho da empresa com base no número de funcionários;
  • Nível de criticidade dos dados que trafegam nessa rede;
  • Avaliação dos equipamentos da empresa, pois, dependendo da geração do dispositivo, ele poderá ter especificidades diferentes;
  • Análise do throughput médio por usuário, em outras palavras,  o quanto de banda larga cada usuário utilizará.

Com essas informações , a instalação é a próxima fase e envolverá a definição do canal, a escolha da frequência/alcance, a potência de sinal, o consumo de energia e a escolha do protocolo (A, G, B, N e AC), além da baixa de softwares de customização.

Tais diretrizes na hora da configuração e instalação do roteador wifi corporativo determinarão sua eficiência. Para isso, a empresa precisa, além da ciência do processo, de um bom parceiro para materializar uma internet rápida e segura. 

WDC Networks – a parceira ideal para essa missão 

A WDC Networks, empresa líder em soluções de tecnologia de alto valor agregado, comercializa esse tipo de solução para o cenário corporativo com propriedade e excelência.

Contamos com um portfólio repleto de fabricantes como TP-Link, D-Link, Aruba, Cambium, Ubiquiti, Mikrotik, Grandstream e Zyxel, com grande representatividade no mercado, capaz de suprir desde pequenos a grandiosos projetos corporativos, seja para simples acessos wireless em uma praça, até mesmo redes de nível crítico nos quais não se pode existir queda de conectividade, como projetos de cidade inteligente, entre outros.

Nosso time de pré-vendas realiza o apoio necessário, atuando como consultores na entrega da solução, atendendo a demandas amplas de equipamentos, infraestrutura, construção do data centers e redes de acesso de wifi corporativo.

Mais em: https://wdcnet.com.br/solucoes/infraestrutura-de-rede/