Confira o papo com os empresários brasileiros (distribuidor e integradores) que participaram do MIPS 2020 - NetSeg

Confira o papo com os empresários brasileiros (distribuidor e integradores) que participaram do MIPS 2020

Dicas | 2020-02-29

Segundo afirmação do Gustavo Mesquita, Diretor Comercial do Grupo Brako (distribuidor), “toda a dinâmica de marketplace que está sendo apresentada aqui como solução nos ajuda bastante, pois além das ferramentas que o fabricante do software oferece, esta rede de parceiros aumenta as possibilidades de oferecer soluções ainda melhores para atender necessidades específicas dos usuários finais corporativos. Pois independente se é distribuidor ou integrador o objetivo é que o usuário final tenha a melhor experiência de sua demanda atendida, seja no processo industrial ou de segurança, ou mesmo no processo colaborativo de documentos. Com tudo isso, agregamos e somamos sempre de forma global formando uma enorme rede de trabalhos cooperados”.

Considerando que o Grupo Brako distribui um grande número de produtos e tem uma ampla experiência de projetos aplicados em diversos setores da indústria, já integrando marcas como Bosch, onde utilizamos analíticos, busca forenses, etc, além de ter desenvolvido alguns “plug-in” específicos para painéis de alarme, por exemplo, que demonstra esta capacidade de cooperar com parceiros de diferentes marcas. Isto só é possível porque o Grupo Brako atua bem próximo dos integradores e dos usuários finais fomentando a dinâmica de conscientização e entendimento da solução gerando a demanda direta do cliente final, para depois trazer o integrador para fase de execução ou a partir do integrador também prestar essa assessoria ao projeto até atingir o êxito. Hoje eles têm casos aplicados com MILESTONE em rodovias, governo (infraestrutura), sendo todos projetos complexo que integram analíticos, câmeras, painéis de alarme, busca forense, entre outros.

Em seguida o Marcel Minotelli, diretor da Sillis (integrador), disse que veio ao MIPS 2020 para fortalecer a parceria com a MILESTONE que tem pouco mais de um ano, mas que já vem colhendo bons frutos desta comunidade. “A oportunidade aqui no evento foi, principalmente, da automação da AWS para girar o XPROTEC direto na Nuvem de forma mais ágil, até o “marketplace” que ajuda os integradores na parte de aplicação, mas também na parte de serviços que podemos oferecer aos nossos clientes”, comentou Minotelli.

Mas ele confirma que todo o leque de opções oferecidas no evento funciona como facilitador na aproximação com os clientes. Em breve teremos um datacenter da ARCULES no Brasil que já é uma nova opção. Mas só de poder rodar na AWS, coisa que já fazemos, com a opção de trabalhar de forma híbrida, é realmente incrível ter a chance de oferecer toda essa arquitetura para o cliente, o que já mostra o quanto melhorou. Por outro lado, a Sillis que até 2016 tinha 90% do negócio voltado para empresas do governo, agora já apresenta um melhor equilíbrio com contas privadas.

Logo após foi a vez do Leandro Kuhn, diretor da L8 (integrador) que trouxe a importância de entender a visão da MILESTONE de comunidade, por conta de que já são parceiros de vários parceiros da MILESTONE, ou seja, já estão inseridos neste ecossistema. “Temos parcerias com AXIS, LENEL, BOSCH, BRIEFCAM, que são fabricantes com total integração com a linha de produtos da MILESTONE, que facilitam o nosso trabalho. Na verdade, como integradores, fazer parte desta comunidade, torna fácil o processo de integração”, reforçou Kuhn.

A L8 aproveitou a participação no MIPS 2020 para abrir novos parceiros locais da MILESTONE, como a Sillis e a Mahvla, que são parceiros que também trabalham projetos no Brasil e hoje percebem que podem somar competências e atender projetos maiores juntos, por exemplo. “Ou seja, estão começando fazer como integradores, em escala menor, o que a MILESTONE faz numa escala maior com fabricantes”, salientou Kuhn.

“Pensando no assunto principal do MIPS 2020, a Nuvem, já estamos nesta onda há algum tempo, pois a L8 já oferece no Brasil o Cloud VMS, que é uma solução da MILESTONE, embarcada, para os provedores de internet e para as pequenas e grandes operadoras. Por outro lado, só existe uma evolução desse modelo e, se considerarmos o fator novo no Brasil que é a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), já que a questão de onde ficará armazenada a informação, se haverá vazamento ou não, a Cyber Segurança passa a ser um ponto crítico pois vai exigir novos investimentos para manter a informação segura dentro da Nuvem. O que reforça o diferencial do Arcules que já faz a criptografia, rodando os analíticos na borda, facilitando as novas aplicações do VMS”, comentou Kuhn.

Agora ouvimos o Marcelo de Almeida, diretor da Mahvla, empresa com sede em Brasília que atua basicamente na vertical Governo no país inteiro, em função da grande capilaridade.

“Aqui no MIPS 2020 o mais interessante está sendo a questão da Nuvem porque quando o governo especifica produtos e/ou serviços no seu Caderno de Requisitos Técnicos eles são obrigados a considerar as soluções na Nuvem para comparar o melhor custo-benefício. O ponto principal está no fato de que aqui nos EUA já tem uma adoção em massa, enquanto no Brasil estamos ainda caminhando nesta direção”. Comentou Almeida.

Ele espera que em um futuro bem próximo as ofertas no Brasil permitam preços melhores e adequados as opções das aplicações em Nuvem.

Almeida salientou ainda que no MIPS 2020 encontrou as novidades e tendências apresentadas por toda essa comunidade de parceiros que permitiu uma interação internacional, mas também um importante network com os “Players” no Brasil.

E o desfecho ficou por conta de Andrei Junqueira, Milestone Channel Business Manager, Brazil LATAM Sales, que reforçou a importância de respeitar os canais, pois é uma política da MILESTONE no mundo e que a tendência de oferecer ao usuário final uma plataforma de serviço (as a service) já é realidade no Brasil, embora a empresa mantenha esse serviço em poucos países, como no EUA, por exemplo.

Até porque, segundo Kuhn, o Governo teve muitos problemas com serviços comprados e não executados que agora prefere comprar como serviço pois assim ele pode acompanhar melhor o que está sendo pago mês a mês.

“A importância do MIPS está relacionada com adesão dos nossos principais parceiros, mostrando assim a força que a MILESTONE está ganhando no Brasil através do peso e importância desses parceiros. Eles têm uma presença importante com projetos de altíssima complexidade, em suas respectivas verticais e, mesmo os que chegaram a trabalhar com outros fabricantes, hoje escolheram a MILESTONE por esse poder da Comunidade”, apontou Junqueira.

A experiencia MIPS 2020 representa a presença dos parceiros trazendo valor e novidades para o mercado brasileiro e aqui tivemos oportunidades com a perspectiva da flexibilização com um sistema local ou na nuvem, além das novidades de cada um que faz parte da comunidade, que vai acelerar esse modelo do marketplace, que foi aberta aos integradores, justamente para permitir essa cooperação que traz visibilidade do que eles fazem e do que podem entregar de diferencial. Essa, segundo Junqueira, é a Força do MIPS.