Cabos para embarcações: o que eu preciso saber? - NetSeg

Cabos para embarcações: o que eu preciso saber?

Cabeamento | 2020-04-30

Instalações elétricas próximas ao mar, equipamentos e embarcações que sofrem a incidência de maresia são mais suscetíveis a problemas como a deterioração em curto prazo, falta de condutibilidade e, consequentemente, panes que comprometem a segurança de atividades marítimas.

Os cabos para embarcações mais indicados para minimizar o efeito da maresia são os estanhados, que têm sua composição e tecnologia adequadas para longos períodos em instalações elétricas nessas regiões. Apesar disso, não são cabos muito conhecidos e são substituídos por cabos comuns.

Neste artigo, trazemos algumas informações sobre cabos para embarcações e alguns aspectos que devem ser considerados para evitar qualquer problema ou acidente. Confira!

Qual o cabo mais indicado para embarcações?

Fios tradicionais de cobre sofrem com a maresia: são suscetíveis a corrosão devido às infiltrações que oxidam seus filamentos e ocasionam a perda da sua condutividade. Isso impede o funcionamento de equipamentos náuticos importantes, uma vez que a voltagem conduzida também pode ser comprometida.

Problemas mais graves, como naufrágios, podem até ocorrer em consequência dessa oxidação, principalmente porque o equipamento responsável por bombear a água deixa de funcionar devido às falhas elétricas.

Por esse motivo, todos os circuitos elétricos náuticos devem ser constituídos exclusivamente por cabos estanhados, um cabo de cobre com tratamento especial, que sofre uma reação química com o estanho para garantir mais resistência mecânica e contra a maresia.

Por que o cabo estanhado é mais indicado para instalações náuticas?

Cabos tradicionais de cobre, como já abordamos, sofrem enorme perda de condutividade, causada pela corrosão e vibração, mesmo após poucos meses de aplicações em instalações elétricas no ambiente marítimo.

A corrosão é resultado da infiltração em conectores e no material isolante, mas os cabos estanhados, também chamados de “marine grade” são dimensionados para operar em ambientes adversos ―com incidência de óleo e umidade ―, são mais flexíveis, impermeáveis e têm maior resistência a fadiga do material, principalmente porque:

  • são usados filamentos de cobre torcido;
  • são fabricados com tempera mole da classe 5;
  • têm mais filamentos que os demais cabos;
  • sua capa externa é de PVC, que suporta 105o C, diferentemente dos demais cabos que suportam 70o C.

Não há dúvida quanto a sua aplicabilidade em um sistema elétrico naval, apesar disso, as pessoas escolhem cabos para embarcações tradicionais que têm um custo mais baixo, cerca de 30% do valor dos cabos estanhados.

Por que contar com uma empresa que entenda de cabos para embarcações?

É preciso considerar que o custo mais baixo obtido pelo uso de material comum pode se tornar uma grande dor de cabeça, pois estão sujeitos a problemas que potencializam o prejuízo de pessoas que deixam de priorizar o uso de um material adequado e de qualidade.

Cabos estanhados são ideais para embarcações, além de compor a infraestrutura completa, é preciso contar com ajuda profissional para definir a marca mais confiável, a quantidade de fio e bitolas necessárias, além das emendas mais críticas, que devem ser isoladas com isolante líquido e tubos termo retráteis.

Nunca deixe de conferir as especificações técnicas do material escolhido, assim como pedir ajuda profissional para garantir a eficácia da sua instalação. É preciso escolher a marca mais confiável e produtos que viabilizem as mesmas condições de quando foram instalados.

O Grupo Discabos fornece cabos para grandes indústrias de barcos e yatchs já há muitos anos, entre em contato e fale com um de nossos consultores sobre os cabos para a sua embarcação!

https://discabos.com.br/blog/artigos/cabos-para-embarcacoes