Saiba como foi a Live Gerenciamento de Riscos em Tempos de Pandemia - NetSeg

Saiba como foi a Live Gerenciamento de Riscos em Tempos de Pandemia

Corporativo | 2020-05-03

Evento promovido pelo professor Teanes Silva, ASE, gestor de segurança, administrador do grupo “Gestores de Segurança” e, também, Diretor da ABSEG, instituição esta que apoiou todo o evento. O evento foi promovido na plataforma GoBrounch e contou com dezenas de inscrições, contando com a participação de professores do setor, além de profissionais renomados de várias organizações.

A ideia surgiu através de um dos palestrantes, Claudio Cecílio, que também é formado em Direito, com especialização em gestão de segurança, além de ter passado por experiências profissionais em segurança na Europa, incluindo especialização na Espanha com ênfase em patrimônio histórico. Atualmente, Claudio Cecílio é Gestor de Segurança do Grupo Aliansce Sonae atuando no Shopping Taboão.

Do outro lado, o evento contou com o palestrante Renan Domingos, Gestor de Segurança há 13 anos, com especializações em Gerenciamento de Projetos e MBA em Logística, com experiência profissional dedicada ao seguimento de tecnologia em segurança, especificamente no seguimento condominial. Renan Domingos ainda é Diretor Executivo da IESS, que atua em projetos de tecnologia em segurança e portaria remota.

Logo no início foi apontado pelo moderador, Teanes Silva, sobre a importância do compartilhamento de conhecimento e que por se tratar de um evento voluntário, todos poderiam ficar contentes com as informações ali obtidas. Em seguida Teanes pediu a cada um dos palestrantes uma breve introdução de gerenciamento de riscos em suas respectivas áreas.

De início, Renan Domingos realçou o cenário hostil que passamos à nível mundial e que surpreendeu a todos, sem exceção, incluindo o setor condominial. Frisou ainda o amadurecimento do setor em relação as questões de gestão em segurança. Um dos pontos importantes citado é o fato da pouca atuação do gestor de segurança nesse seguimento, além da formação do síndico sem a ênfase na segurança. Renan Domingos ainda apontou o fato de a aglomeração causada pelo momento, ser um alto fator de risco para stress, brigas, mal súbitos, entre outras situações adversas que, sem um gestor de segurança condominial colocando em prática o PDS (Plano Diretor de Segurança) com as boas práticas de uma política organizada, através de uma análise de riscos e a formação de um comitê de crises, certamente os problemas serão agravados e dificilmente contornados.

Em seguida a palavra foi repassada ao Claudio Cecílio, onde iniciou sua fala apontando que vivemos um momento de Gerenciamento de Crises, e que a crise é um evento perturbador inesperado, que acontece sem percebermos. Ainda pontuou que a crise, por se tratar de um elemento surpresa, exige medidas imediatas. Claudio Cecílio trouxe um exemplo prático, informando que ao iniciar as informações de pandemia no Brasil, foram criados protocolos para diferentes cenários no Shopping e essas decisões deveriam ser tomadas num curto espaço de tempo de forma muito assertiva, praticamente em 30 dias. Dentro de sua introdução, Claudio trouxe um ponto positivo da crise que foi a oportunidade de o evento trazer ênfase nas ferramentas tecnológicas.

Após as introduções, o moderador, Teanes Silva, trouxe a seguinte questão: “Fomos realmente surpreendidos pela crise?”.

Claudio Cecílio iniciou a questão dizendo que sim, formos surpreendidos, mas que ela foi manobrada de forma mais tranquila nos shoppings por contar com protocolos pré-estabelecidos pelos gestores e que apesar de todos os danos da pandemia, na segurança ela conseguiu ser atenuada pela boa gestão onde atua.

Na sequência, Renan Domingos, trouxe a reflexão de que não somente fomos surpreendidos, mas como ainda estamos sendo, por conta de toda múltipla e inconsistente informação trazida pelos órgãos de imprensa e autoridades governamentais. Ainda frisou que por conta dos condomínios não terem, em sua grande maioria, a atuação de um gestor de segurança, pelo menos 3 fatores críticos de sucesso de um condomínio estão sendo afetados de forma drástica, ou seja, o sossego, a saúde e a segurança. Fora esses fatores, Renan frisou que é nítida a reação desordenada por alguns condomínios buscando soluções emergenciais para estancar as despesas trazidas pela crise e pelo fato iminente de uma inadimplência futura.

Teanes, após ouvir as informações dos palestrantes, emendou uma outra pergunta relacionada as lições aprendidas que o momento pode ter nos trazido, ao que o Claudio Cecílio iniciou a resposta dizendo, que um ponto importante de aprendizado aos colaboradores da segurança do shopping está sendo relacionada a saúde desses profissionais. Além disso, Claudio trouxe o fato de o uso da tecnologia ser primordial para monitorar os espaços além de obter informações precisas do cenário.

Renan Domingos trouxe como fator de aprendizado para o negócio de portaria remota o fato de se obter redundâncias e contingentes de reposição de forma ágil, além de ajustes de protocolos específicos para o momento. Para os condomínios, Renan salientou a importância de uma gestão condominial que conte com gestão de segurança de forma que ela prepare o ambiente para enfrentar momentos como esse de forma mais tranquila. Por fim, trouxe um encorajamento aos gestores de segurança para que invistam as suas atuações nesse seguimento.

Já ao final do evento, os palestrantes trataram de algumas perguntas dos participantes, trazendo experiências relevantes de suas áreas. Como o tempo era contabilizado para 1 hora de evento, algumas perguntas acabaram sendo respondidas via chat e o encerramento foi dado por cada um dos palestrantes incluindo o moderador e organizador do evento, Teanes Silva, ASE.

Mais informações em: http://www.abseg.org.br/