ABO2O e Detran.SP firmam parceria para segurança no trânsito com aplicativos - NetSeg

ABO2O e Detran.SP firmam parceria para segurança no trânsito com aplicativos

Transporte | 2020-09-22

Objetivo é modernizar a legislação para entregadores e fomentar iniciativas para segurança.

Na Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, e que tem como o objetivo de promover junto à sociedade um trânsito mais seguro, a Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), entidade que reúne mais de 100 plataformas digitais, incluindo startups de mobilidade urbana e delivery de todo o país e o Departamento Nacional de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) anunciam uma parceria para a constituição de um Grupo de Trabalho focado na modernização da legislação para entregadores e fomento da segurança no trânsito. A iniciativa tem como objetivo criar ações para redução de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas no Estado de São Paulo.

“Esse é um passo muito importante para auxiliarmos na modernização de legislações do país e criar soluções viáveis tanto para empresas quanto para entregadores do setor de delivery e entregas expressas. A ABO2O está empenhada para construção de políticas públicas que beneficiem todos os autores da nova economia”, comenta Vitor Magnani, presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O). “A criação do Grupo de Trabalho é um marco histórico para o Brasil”, comemora.

O Grupo de Trabalho Técnico composto por representantes do Governo do Estado de São Paulo, Detran.SP, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo e ABO2O terão como foco:

  • Debater as boas práticas operacionais que podem colaborar para a redução do número de acidentes;
  • Analisar alternativas educacionais voltadas à formação dos motofretistas;
  • Elaborar propostas para modernização da legislação aplicável aos entregadores;
  • Promover ações de mobilização dos principais atores para a difusão de informações estratégicas e de campo para engajamento dos motofretistas nas políticas de redução de acidentes de trânsito;
  • Propor iniciativas focadas em segurança do trânsito.

Como parte da parceria, durante a Semana Nacional do Trânsito, haverá também a doação de 750 baús, que contam com a aprovação do Instituto Mauá de Tecnologia, que testou e comprovou a eficácia do equipamento em quesitos como segurança, ergonomia, durabilidade e resistência. Os entregadores poderão instalar baús em suas motos de forma gratuita na sede do Detran.SP, localizada na Av. do Estado, 900.

Além disso, nesta semana o Detran.SP vai disponibilizar conteúdo online para promover a segurança no trânsito, início de um debate sobre a possibilidade de zerar a taxa para os entregadores obterem a placa vermelha, entre outros assuntos.

O Detran.SP também apoia o “Guia para uma entrega segura em casa para todos”, iniciativa da ABO2O com apoio de outros parceiros para orientar empresas, clientes e entregadores a operarem com responsabilidade e segurança para preservar a saúde de todos durante à pandemia de Covid-19.

Sobre a ABO2O:

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) é uma entidade que reúne as principais plataformas digitais em operação no Brasil, incluindo marketplaces, aplicativos de mobilidade, meios de pagamento, fintechs e investidores. A ABO2O existe para representar e defender os interesses coletivos da economia digital. Para isso, busca estimular ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e fomento dessas tecnologias, por meio do diálogo com instituições públicas e privadas. Atualmente, reúne mais de 100 associados que conectam os mais diversos profissionais autônomos, como professores, advogados, médicos, entregadores, motoristas etc.  Entre eles: Mercado Livre, B2W, OLX, Quinto Andar, 99, GetNinjas, Loggi, Movile, Rappi, Gympass, Peixe Urbano, Cabify, Hotmart, Zoop, Hash, PayU, 4all, Adiq, PaySmart, Dr. Consulta, SummUp, Decolar.com, CargoX, Zoom & Buscapé, Monashees, SumUp, banQi, entre outras.