Cruzeiros marítimos: como uma credencial proporciona aos seus clientes uma viagem mais segura e personalizada?
Por: Deborah Nardy, Gerente de Vendas de Secure Issuance (Emissão Segura) da HID Global para o Brasil.
Um dos setores mais afetados pelas medidas restritivas impostas pela disseminação da COVID-19 foi o turismo. Este setor tem sido um dos motores da economia em diversas regiões do planeta, em 2019, por exemplo, representou 10% do PIB total da América Latina e 26% do Caribe. De acordo com um informe da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) de julho de 2020, a indústria de cruzeiros foi significativamente impactada e também impactou as economias dessas regiões.
Em março de 2020, a Associação Internacional das Linhas de Cruzeiros, suspendeu por sua própria iniciativa todas as operações, seguindo a proibição de navegação para esses navios nas águas dos Estados Unidos, emitida pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças com sede em Atlanta, na Geórgia (CDC, por sua sigla em inglês).
Agora mais recentemente, em 31 de julho de 2021, um cruzeiro de classe exclusiva zarpou de Port Everglades, no sudeste da Flórida, e esta foi a primeira viagem com passageiros de um porto dos Estados Unidos desde o início da pandemia.
Esta viagem de teste ao México e às Bahamas, com cerca de 1.100 passageiros (36% de sua capacidade), recebeu o sinal verde do CDC há apenas um mês. Dentre as condicionantes impostas para essa retomada, houve a exigência de que 98% da tripulação e 95% dos viajantes estivessem vacinados contra COVID-19.
O processo de solicitação e emissão das respectivas credenciais deve ter sido um desafio para os organizadores deste cruzeiro, devido às limitações de tempo e ao rigor requerido para garantir a conformidade à vacinação, no momento do registro dos tripulantes.
Nesse cenário, um sofisticado sistema de emissão de crachás torna-se indispensável, a partir de tecnologias altamente eficientes, e que possibilitem o processamento contínuo de um grande volume de cartões. E não apenas isso: os parâmetros de segurança também devem ser configurados criteriosamente com muita precisão.
Segurança e personalização ao seu alcance
Hoje, as longas filas para acesso aos navios no momento do embarque para os cruzeiros, acarretam um tempo de espera e expectativa, que atrasam a instalação dos clientes nas respectivas cabines, atrasando também o início da experiência e dos benefícios a bordo.
Tudo isso sem esquecer das crescentes demandas de prevenção, contra qualquer tipo de aglomeração nos trajetos, devido a possíveis contágios por COVID-19. Isso resulta em um gargalo para os cálculos de ocupação, com um número máximo de registros autorizados para embarcar. No entanto, a garantia de um sistema de emissão de bilhete seguro, rápido e personalizado pode otimizar todo esse processo de acesso.
No mercado atualmente já existem soluções de alta capacidade, especializadas na impressão, codificação e personalização de cartões. A HID Global, por exemplo, dispõe de um amplo portfólio de impressoras para atender as demandas regulares de emissão de cartões em altos volumes e com qualidade de excelência profissional.
Em complemento, alguns modelos de impressoras dispõem de recursos de segurança avançados, como proteção por senha e decodificação de dados, bandejas de entrada com alimentação dupla e trava para manejar vários grupos de cartões, além de laminados holográficos ou fluorescentes (UV) opcionais, que aumentam drasticamente a durabilidade do cartão.
Essas funcionalidades e atributos provêm um nível de proteção, em conformidade com os requisitos atuais dos navios de cruzeiro, a fim de prevenir contra a falsificação de credenciais e assim, garantir que não haja ocupantes clandestinos ou infiltrados a bordo. Da mesma forma, as organizações podem adicionar novas funcionalidades de acordo com seus próprios requisitos específicos.
Caso de Sucesso da Attica Group
No caso do Grupo Attica, empresa que opera 32 navios com conexão em 71 portos da Europa para transportar mais de sete milhões de passageiros por ano, foi determinante a otimização de seu sistema de gestão de cartões, para aprimorar a experiência do usuário e a adesão ao seu programa de fidelização Seasmiles.
Para o diretor comercial do Grupo Attica, Dionysis Theodoratos, a impressora e codificadora da HID tem sido fundamental para ajudá-los a desenvolver um sistema inovador que aprimora a experiência de viagem de seus passageiros.
Em parceria com a empresa local de TI CubeIQ Limited, a Attica Group instalou em 19 embarcações, quiosques do programa Seasmiles. Os quiosques de fácil utilização capturam de forma eficiente e segura os dados de novos afiliados e as impressoras da HID emitem instantaneamente os cartões para os novos membros.
O próprio Theodoratos, destacou o fortalecimento da relação de confiança com seus valiosos clientes e com a própria marca, a partir do processo automatizado e da rápida emissão de cartões de fidelização. Este tipo de prestação agora pode ser agregado ao portfólio de serviços oferecidos ao mercado de cruzeiros marítimos, que estão gradualmente retomando a navegação nas costas latino-americanas.
Chegada à novos portos
Essa mesma relação de confiança evocada por Theodoratos esteve presente no primeiro cruzeiro a chegar ao Porto de Cartagena, na Colômbia, em 24 de agosto, após um período de um ano e meio sem ancoragem de navios de cruzeiro nesse país sul-americano.
Nos demais países da região a retomada do mercado de cruzeiros também se anuncia neste momento, no Brasil por exemplo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou no final do mês de outubro os protocolos sanitários específicos para o início da temporada 2021/2022, com a expectativa de mais de 380 mil viajantes.
A tecnologia tem sido um motor chave e silencioso na retomada do mercado de turismo na região. Em trânsito existe toda uma série de oportunidades nas mãos em cada credencial emitida: enquanto os tripulantes soltam as amarras para usufruir dos benefícios proporcionados como portadores de cartões, você como integrador será o capitão para especificar a melhor credencial e proporcionar um ambiente de mais confiança e segurança no navio.