Responsabilidade corporativa: o tratamento do ar durante a pandemia - NetAv

Responsabilidade corporativa: o tratamento do ar durante a pandemia

Corporativo | 2021-06-12

*Por Ivan Romão

Com a crise sanitária desencadeada pela covid-19, passou-se a dar mais atenção para assuntos que antes eram rotineiros, mas se tornaram importantes, como o ar que respiramos. Nesse momento é fundamental prestar atenção, em especial, nos ambientes fechados. Nem todas as companhias puderam aderir ao home office. Supermercados, farmácias e hospitais seguiram trabalhando. E a gestão do ar nesses locais, como fica?

Em situações normais, já é necessário ter cuidados, sendo o primeiro deles reduzir a fonte de contaminantes. Isso pode ser feito com o uso de produtos químicos com baixa emissão de gases, controles internos de poeiras e tratamento do ar externo que entra no ambiente. O segundo passo é verificar os processos de higienização dos locais bem como do sistema de climatização para que eles contribuam para a melhoria do ar interno, como a renovação e filtração do ar.  Um cuidado a mais é monitorar a qualidade do ar interno através de laudos semestrais conforme determinação da ANVISA, ou fazer monitoramento contínuo com sensores calibrados.

Uma boa manutenção começa com a elaboração do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) do sistema de climatização. O responsável técnico legalmente habilitado irá fazer esse plano em função das características dos sistemas, atendendo às normas técnicas e legislações brasileiras vigentes. No PMOC irá constar as periodicidades de manutenção, bem como comprovação de que foi executada, além de medidas de ação em caso de falhas.

Com a pandemia, a recomendação é aumentar a ventilação dos ambientes internos através da renovação do ar. Em locais pequenos, abrir portas e janelas é uma opção simples e eficiente. Em ambientes maiores e não residenciais, os sistemas de ar-condicionado dentro das normas técnicas e legislações são grandes aliados da renovação e filtração do ar. Para ambos os casos, pensar em purificadores de ar portáteis também é uma boa solução.

Empresas, shoppings, hospitais, em geral, têm sistemas de climatização centralizados que permitem um eficiente tratamento do ar. Além disso, proporcionam conforto térmico, sendo possível ter uma qualidade adequada usando as boas práticas da engenharia, como filtração, renovação de ar e tecnologias de purificação.

Existem diversas soluções no mercado para contribuir com essa importante medida que é o cuidado com a qualidade do ar interno. Muitas delas estarão presentes na Febrava 2021, que será realizada de 22 a 25 de novembro, no São Paulo Expo. Uma ótima oportunidade de atualização para os profissionais da área.

Atitudes e cuidados com o ar devem ser parte do que a pandemia irá deixar como legado. Cuidados a mais são sempre bem-vindos.

*Ivan Romão é gerente da Febrava – febrava@nbpress.com

Sobre a Febrava

A Febrava é a principal feira da cadeia AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração), tratamento da água, ferramentas e EPIs, da América Latina, e terceira mais relevante do mundo. O evento acontece a cada dois anos e traz as principais novidades e tendências do setor. Além do evento físico, a feira disponibiliza soluções digitais para que técnicos, instaladores, varejistas, distribuidores, engenheiros, projetistas e demais profissionais desse setor, mantenham-se atualizados o ano inteiro. A Febrava é realizada pela Reed Exhibitions, principal organizadora e promotora de eventos do mundo.