Pirâmide 'high tech' gigante seria capaz de abrigar 1 milhão de pessoas - NetSeg

Pirâmide 'high tech' gigante seria capaz de abrigar 1 milhão de pessoas

Tecnologia |

Prédio de 1,2 km de altura significaria economia de 90% de área em cidade.
Moradores acessariam serviços do prédio por meio de leitura da íris.

Pirâmide proposta para Dubai teria 1,2 km de altura. 
(Foto: Divulgação)

Um grupo de arquitetos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, quer construir nos próximos anos uma cidade ecológica e auto-sustentável no país. O design, em forma de pirâmide, prevê a instalação de turbinas eólicas e painéis solares para produção de energia, e sensores biométricos - como leitores de impressão digital e da íris - para controlar a segurança dos moradores. 

Batizada de 'Ziggurat', a cidade planejada seria gigante: só a base ocupa uma área de 2,3 quilômetros quadrados. No ponto mais alto, ela teria 1.200 metros, mais do que o maior prédio em construção do mundo, o Burj Dubai, que deve atingir 820 metros quando for inaugurado em 2009.

Os arquitetos argumentam, no entanto, que a obra é ecológica, já que ela ocuparia 10% da área normalmente utilizada para abrigar 1 milhão de moradores. "Os outros 90%, por exemplo, podem ser utilizados como área de agricultura", afirma o diretor da empresa responsável pelo projeto, Ridas Matonis. Além disso, o prédio eliminaria a necessidade de produção externa de energia elétrica. 

O transporte seria feito por uma rede de monotrilhos e elevadores ligados por todo o prédio, reduzindo a necessidade de automóveis. Os sistemas seriam controlados por um computador central. Como para acessar áreas restritas do prédio as pessoas precisam se identificar - pelos sensores de biometria -, um computador vai controlar a necessidade de serviços de transporte em cada área em tempo real.

Uma maquete e o projeto final do 'Ziggurat' serão apresentados na convenção de arquitetura Cityscape Dubai, que ocorre em outubro nos Emirados Árabes.