Pacotão de segurança: Linux no acesso a bancos e identificação de IP - NetSeg

Pacotão de segurança: Linux no acesso a bancos e identificação de IP

TI & Software |

Colunista ensina como fazer transações bancárias usando Kurumin Linux.

Eu tenho o costume de acessar sites de internet banking através do Kurumin Linux. Eu dou o boot na minha máquina e rodo o sistema diretamente do CD. A minha dúvida é se essa maneira de acesso é totalmente segura. Camila

Iniciar o computador a partir de um LiveCD garante que nenhum programa malicioso foi executado no PC, sendo mais seguro para realizar as transações financeiras.

Camila, é melhor não trabalharmos com a noção de algo “totalmente seguro”. Se um ataque no seu provedor redirecionar o site do banco, você ainda estará vulnerável. Vale dizer que, dependendo do banco, o plug-in de segurança – instalado no Windows – impede de certa forma esse tipo de ataque. Essa proteção você não teria no Linux, por exemplo (no entanto, se o seu banco adotar um endereço “.b.br”, este argumento específico que fiz já não seria válido).

Acessar o banco por meio de um LiveCD zerado é sim mais seguro do que acessar do sistema instalado no PC. As pragas digitais de hoje não conseguem ficar ativas na memória, e nenhum ladrão de senha bancária brasileiro de que se tem notícia é capaz de funcionar no Linux.

Por isso, recomendo que continue acessando seu banco da forma que você faz. Mas fique atenta! Repare sempre no cadeado SSL, suspeite de mudanças inesperadas na página e não descuide de sua segurança no sistema instalado simplesmente porque você tem o LiveCD. Lembre-se que, se o seu PC for infectado, você pode acabar de intermediária em uma infecção de seus amigos.