Expansão da internet sem fio preocupa executivos de TI - NetSeg

Expansão da internet sem fio preocupa executivos de TI

TI & Software |

A gestão de tecnologias em constante evolução e cada vez mais exigentes, em voz, dados e vídeo, desafia os profissionais da área.

A tecnologia wireless está onipresente em empresas de todos os tamanhos e é uma fonte crescente de frustração para muitos executivos de TI.

O vice-presidente de tecnologia das comunicações globais da Jacobs Engineering Group, Brad Wright, declarou, por e-mail, que a tecnologia sem fio causa uma enorme ansiedade para as grandes operações de TI. Localizada na cidade de Pasadena, Califórnia, a Jacobs tem 15 mil usuários sem fio em 400 locais.

Apoiar essas grandes configurações sem fio é bastante difícil, diz Wright. Porém, a necessidade de lidar com tecnologias em constante evolução, e cada vez mais exigentes, torna a tarefa duplamente difícil.

A maioria dos gerentes de TI entrevistados para esta reportagem disse que suas empresas estão acompanhando os trabalhos de execução e de apoio às tecnologias wireless. No entanto, manifestaram algumas preocupações quanto à capacidade dos seus departamentos em controlar tais sistemas e mantê-los protegidos frente aos novos aparelhos. Eles ainda esperam que as coisas fiquem ainda mais difíceis com a chegada das tecnologias da próxima geração, como vídeo em redes sem fio e voz sobre Wi-Fi.

Na Liberty University, de Lynchburg, Virgínia, algumas operações de TI até superam a das empresas, quando se trata de implementar complexos sistemas sem fio, dizem observadores. Os gerentes de TI usam uma wireless LAN Aruba Networks 802.11n para distribuir 17 canais de televisão baseados em IP para dormitórios. Isso custa muito menos do que prestar serviço de TV, via cabo coaxial ou mesmo Ethernet, disse Jimmy Graham, gerente de serviços de rede.

Tais projetos colocam a Liberty à frente no jogo de mobilidade, pelo menos por agora, indicam analistas.

"Na verdade, poucos empresas realmente entendem as ramificações das transformações wireless do futuro ", apontou o analista da J. Gold Associates LLC, Jack Gold. Streaming de vídeo, colaboração em tempo real e aplicações nas "nuvens" acessadas por aparelhos móveis", todos eles terão um efeito profundo em redes corporativas, segurança e gerenciamento de dispositivos e usuários", acrescentou Gold.

O arquiteto de sistema para gerenciamento de serviços e mobilidade da ThyssenKrupp Elevator AG, John Rinaldi, presta suporte às necessidades de TI para cerca de 15 mil trabalhadores. Para ele as empresas devem criar grupos específicos ou executivos de alto escalão para supervisionar os esforços de uma rede sem fio.

"O desafio agora está na formação das redes, da segurança e de software capazes de permitir um conjunto comum de recursos", disse o analista da Gartner Inc, Ken Dulaney. "As redes estão se tornando sem fronteiras, mas as suas capacidades não são homogêneas", completou ele.

Por IDG News Service