Ataque de hackers argentinos expõe dados de usuários do Pirate Bay - NetSeg

Ataque de hackers argentinos expõe dados de usuários do Pirate Bay

TI & Software |

Invasão revelou endereços de IP, senhas e e-mails, informou blog nesta quinta.
Mais de 4 milhões podem ter sido afetados; site diz ter solucionado problema.
Do G1, no Rio

Pirate Bay: mais de 4 milhões de usuários podem ter tido seus dados revelados.
(Foto: Divulgação)

Um grupo de hackers argentinos invadiu o site de torrents Pirate Bay e revelou endereços de IP, e-mails e senhas de usuários, de acordo com o blog “Torrent Freak”. Para a "Cnet", o ataque pode ter exposto dados de mais de 4 milhões de usuários do site que é um dos líderes mundiais em mecanismos de busca do BitTorrent.

Os hackers se aproveitaram de uma brecha de segurança para conseguir entrar no painel de administração do site por meio de ataque SQL injection, ainda segundo o blog, citando uma fonte do Pirate Bay.

Segundo o colunista de segurança digital do G1, Altieres Rohr, um ataque de SQL Injection permite que o hacker altere de forma maliciosa os comandos que são passados ao banco de dados. “SQL é a linguagem usada por bancos de dados para realizar consultas e alterar dados. Com isso, é possível ler ou alterar dados que normalmente não poderiam ser lidos e alterados. Em muitos casos, é possível ler ou alterar as senhas que estão armazenadas no banco de dados, o que resulta em uma invasão completa do site”, explicou na coluna Segurança para o PC sobre diferentes tipos de vulnerabilidades e ataques de hackers.

Após o ataque, o serviço chegou a ficar fora do ar na manhã desta quinta-feira, mas já voltou a funcionar normalmente.