Mais uma cidade do RS inaugura projeto de cidade digital com muita tecnologia - NetSeg

Mais uma cidade do RS inaugura projeto de cidade digital com muita tecnologia

Tecnologia |

Entre as ações, município pretende disponibilizar Wi-Fi para a comunidade local por meio de tecnologias via rádio e fibra ótica

A prefeitura de Canela, no Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério das Comunicações e a Telebras, identificou em 2009, a necessidade de investir em ações para modernizar a cidade. O projeto Cidade Digital, baseado em rede composta por anel ótico para transmissão de dados, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (28/02) e servirá de exemplo para novos projetos a serem implantados no Brasil .

O plano, desenvolvido em três etapas, envolveu a colocação de cerca de cinco quilômetros de um anel ótico, que interligará o prédio da prefeitura, secretarias que ficam em prédios anexos, alguns postos de saúde, hospitais e instalações dos poderes Judiciário e Legislativo. Além disso, no centro da cidade, será disponibilizado, através de um hotspot (ponto de acesso), conexão sem fio por meio da tecnologia Wi-Fi para uso da comunidade e turistas por meio das tecnologias de acesso via rádio e fibra ótica.

Ao longo do ano, o governo municipal pretende estender o sinal para bairros mais distantes e interligar todas as escolas e postos de saúde, assim como os pontos turísticos. O investimento total, por enquanto, será de R$ 260 mil segundo informações da prefeitura.