Caixa utilizará sistema biométrico - NetSeg

Caixa utilizará sistema biométrico

Acesso |

A Caixa Econômica Federal inicia em setembro o cadastramento biométrico dos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que começará pelo interior de São Paulo. Na fase de testes, as pessoas terão como opção sacar o benefício usando a impressão digital, em vez de senha e cartão. Não há prazo para que isso se torne obrigatório.

No caso do INSS, a biometria comprova que o pensionista está vivo e nãTIo há outra pessoa recebendo o benefício em seu lugar, um tipo de fraude muito comum. A Caixa vai definir em breve as primeiras cidades a entrarem nesse projeto-piloto.

Antes dos aposentados, a Caixa estava cadastrando beneficiários do Bolsa Família, também em projeto experimental, em Luziânia e em Formosa (GO) e em Fortaleza (CE). São 4.000 pessoas que já recebem o benefício por esse sistema.

Para agilizar o cadastramento, a Caixa assinou ontem, acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para compartilhamento de banco de dados e equipamentos. Nas eleições de 2010, mais de 1 milhão de pessoas de 60 municípios votaram por esse sistema. Em 2012, serão 10 milhões. O TSE espera alcançar todos os eleitores brasileiros até 2018.