Sistemas Eletrônicos de Segurança são aliados para inibir ação criminosa durante as férias - NetSeg

Sistemas Eletrônicos de Segurança são aliados para inibir ação criminosa durante as férias

Estatísticas |

Todos os anos milhares de pessoas programam suas viagens nos meses de dezembro e janeiro. Seja de longa ou de curta duração, é imprescindível que todos tenham consciência de que é necessário atentar-se ainda mais à segurança dos imóveis, redobrando os cuidados e tomando as devidas precauções para evitar surpresas indesejadas. É justamente nessa época do ano que atitudes comuns, como avisar vizinhos ou deixar luzes acesas, tornam-se ineficazes ou até arriscadas, sinalizando a ausência de muitos moradores de uma mesma rua.

Com o aumento da criminalidade, sistemas eletrônicos de segurança são, cada vez mais , um aliado de peso na proteção de casas e condomínios, principalmente quando se viaja ou se ausenta por determinado período. Os cuidados começam com a escolha adequada da empresa prestadora do serviço de segurança eletrônica, seguido de uma detalhada análise de risco do local, para então definir a opção mais eficiente de acordo com a necessidade de cada imóvel.

“A implantação de alarmes, cercas elétricas ou Circuito Fechado de TV (CFTV) deve ser algo muito bem planejado. É recomendável que seja utilizado equipamento com monitoramento e possibilidade de conexão remota, o que permite acompanhar em tempo real o que está acontecendo no imóvel e, assim, agilizar o acionamento da polícia caso aconteça alguma invasão”, explica Carlos Progianti, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança - ABESE.

Atualmente, existem avançadas tecnologias extremamente eficientes na proteção de imóveis. Se pensarmos em tendência mundial em segurança eletrônica podemos citar Sistemas de Analise Inteligente de Vídeo, Sistemas avançados de identificação biométrica, Cidade Digital – integração dos registros e informações  a disposição dos órgãos competentes (imagens em vídeo, fotos, registros de ocorrências).

A ABESE também destaca as novidades em CFTV (Circuito Fechado de TV) que são câmeras de IVA ou vídeo análise que por meio de meta dados conseguem analisar o comportamento humano e ou reconhecimento biométrico. Outras novidades são os alarmes que passam pelo tipo de proteção com tecnologia totalmente  sem cabeamento de sensores internos/externos  criando soluções de projetos de segurança mais limpo, seguro e rápido para instalar.

Também há outros equipamentos em expansão, como as tecnologias de sistemas de controle de acesso - que tem registrado crescimento e representam 24% do mercado, e incluem equipamentos de identificação, cartões de acesso, número de identificação pessoal e equipamentos biométricos (impressão digital, íris, voz, palma da mão e facial).

Para aqueles que já possuem algum sistema eletrônico de segurança, alguns cuidados são fundamentais como, por exemplo, informar a companhia de monitoramento sobre a ausência, além de checar se os equipamentos estão com funcionamento e instalação adequados. Por outro lado, àqueles que ainda não aderiram aos sistemas eletrônicos de segurança, os cuidados são muitos. A ABESE ressalta que apenas empresas especializadas estão capacitadas para fazer uma análise completa sobre as fragilidades do imóvel e recomendar a instalação de equipamentos específicos para neutralizá-las.

“Somente um estudo feito com critério pode tornar a segurança do imóvel menos vulnerável e dar ao proprietário a real dimensão dos equipamentos que necessita como quantidade de câmeras e sensores para se ter um sistema confiável”, alerta Progianti.

Dentro deste contexto, o investimento em segurança eletrônica, setor que cresce a uma média de 13% ao ano, é uma medida eficiente para garantir a integridade de residências e condomínios, uma vez que estes sistemas são desenvolvidos com o objetivo de detectar, comunicar e inibir a ação criminosa. Em 2010, o segmento registrou crescimento de 12% no Brasil, com faturamento de US$ 1,68 bilhão.