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Encarando o trânsito das cidades Brasileiras

Dicas |

Pedalar em ruas e avenidas é um momento que requer bastante atenção e segurança. Motoristas e ciclistas devem seguir as leis de trânsito. E você, ciclista urbano? Está informado de como deve proceder ao pedalar na cidade?

Prepare-se para encarar o trânsito das cidades brasileiras.

Ande nas ciclofaixas ou ciclovias
Sempre que houver vias dedicadas a bicicletas, faça uso delas.

Pedale à direita das pistas e nunca na contramão
O Código de Trânsito Brasileiro define que as bicicletas circulem no mesmo sentido da via. Nem pedestres nem motoristas têm o costume de olhar para a direção contrária ao atravessar ou fazer a conversão em uma rua. Além disso, em caso de colisões, o choque entre a bicicleta e o carro é menor, caso estejam no mesmo sentido. Lembre-se de que a bicicleta também é um veículo e deve se comportar como tal.
E apesar do Código não determinar o lado da pista em que o ciclista deve pedalar, a sugestão é que pedale sempre à direita - exceto no caso de ter de convergir à esquerda.

Nunca pedale nas calçadas
Como já foi dito, a bicicleta é um veículo e, por isso, o espaço dedicado a elas é a pista. Quando desmontado e empurrando a bicicleta, o ciclista é considerado, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, um pedestre e, apenas neste caso, deve andar na calçada.

Ocupe parte da faixa da direita
Não pedale muito próximo à calçada, porque os motoristas podem querer ultrapassá-lo sem abrir o espaço de 1,5 m exigido. Quando o ciclista ocupa parte da faixa, os motoristas são obrigados a fazer a ultrapassagem passando para a faixa da esquerda, reduzindo a velocidade e mantendo maior distância do ciclista.

Evite avenidas movimentadas
Quanto menos carros circulando, melhor. Fazer o trajeto que faria caso estivesse de carro não é a melhor opção. Planeje bem o seu percurso optando por ruas e avenidas menos movimentadas.

Fique atento aos carros parados
Mantenha distância suficiente para o caso de motoristas ou passageiros abrirem a porta do carro. Parece clichê, mas é uma situação perigosa.

Não pedale em faixas exclusivas para ônibus
As pistas exclusivas para ônibus são área de conflito entre os motoristas de ônibus e os ciclistas, principalmente pelo fato de que os ônibus têm de sair da sua faixa para poder ultrapassar a bicicleta, o que é complicado quando o fluxo de veículos nas outras faixas está muito intenso. Neste caso, o ciclista pode utilizar a segunda faixa ou, ainda, pedalar na faixa da esquerda.

Utilize os acessórios obrigatórios
Sinalização dianteira, traseira e nos pedais, campainha e espelho retrovisor são acessórios requeridos pela lei de trânsito. Quanto aos refletores, eles devem ter alcance de visibilidade mínimo de 30 metros, acoplando-os na dianteira da bicicleta (cor branca ou amarela), na traseira (cor vermelha), nas laterais e nos pedais (qualquer cor).

Utilize acessórios de segurança
Capacete e luvas podem ser essenciais. Muitas pessoas não utilizam o capacete, mas consideramos um acessório de grande importância na segurança dos ciclistas. As luvas também são importantes na medida em que protegem as mãos. No caso de uma queda, por exemplo, a primeira reação é tentar amortecê-la com as mãos e as luvas podem evitar ferimentos em momentos como esse. Mas lembramos que esses acessórios não são obrigatórios.

Invista em maior visibilidade
Quanto mais o ciclista se fizer notado em meio ao trânsito, melhor. Utilize roupas claras, lanterna traseira e farol durante a noite. Um colete refletivo (dica do leitor Humberto Guerra) garante ainda mais visibilidade.

Uma dica é utilizar lanternas “pisca-pisca” que chamam mais atenção que as tradicionais. Quanto ao farol, é importante para, além de tornar o ciclista mais visível, ele traz visibilidade ao que está ao seu entorno. Esse acessório não é obrigatório, então o seu uso vai de acordo com a necessidade de cada ciclista. Na hora de escolher um modelo, observe a potência de cada um. Outra dica é colocar adesivos refletores no capacete, sapatilhas ou até mesmo na mochila.

Sinalize as conversões com os braços
Enquanto outros veículos sinalizam a conversão com as “setas”, o ciclista precisa sinalizar com o próprio corpo, esticando o braço na direção em que você deseja ir. Isso é essencial para evitar acidentes na hora de cruzar uma rua ou avenida ou virar uma esquina, por exemplo.

Respeite os pedestres
Assim como a bicicleta tem preferência sobre motocicletas, carros, ônibus e caminhões, o pedestre tem preferência inclusive sobre a bicicleta. Portanto, da mesma forma que exigimos respeito, devemos demonstrar o mesmo cuidado para com os pedestres.