T-Mobile utiliza a SecurEnvoy para fornecer um acesso a dados seguro a 15 000 funcionários - NetSeg

T-Mobile utiliza a SecurEnvoy para fornecer um acesso a dados seguro a 15 000 funcionários

TI & Software | 25/02/2013

A T-Mobile é a primeira operadora de telecomunicações móveis a implementar uma nova solução de autenticação remota que utiliza telemóveis.

Para isso, esta empresa de renome mundial confiou na experiência dos especialistas em segurança da SecurEnvoy.

As soluções SecurAccess e SecurICE da empresa baseiam-se no princípio da autenticação de dois fatores sem tokens.

Os funcionários da T-Mobile passam assim a poder ser identificados a partir de qualquer lugar, ao fazer login utilizando o seu telemóvel, através de uma palavra-passe e de um código de acesso que é criado dinamicamente no telefone. 

Isso garante-lhes um acesso remoto altamente seguro à rede da empresa.

A T-Mobile é uma das principais operadoras móveis da Europa.

A empresa pretendia que os seus funcionários que trabalham remotamente pudessem aceder de forma segura aos recursos da empresa, utilizando um método simples que envolvesse os seus telemóveis.Durante a fase de avaliação, a SecurEnvoy foi rapidamente identificada como o principal candidato, especialmente por se ter tornado, há muitos anos, o primeiro fornecedor de soluções baseadas numa autenticação de dois fatores sem tokens. A utilização da tecnologia da SecurEnvoy significa que os utilizadores da T-Mobile não precisam de ter consigo dispositivos adicionais para fins de autenticação, caso desejem aceder à rede da empresa.

Só precisam de um telemóvel, que todos os funcionários têm geralmente consigo.

A solução SecurAccess é agora utilizada por 15 000 funcionários. Os utilizadores podem receber uma SMS no telemóvel ou uma aplicação para dispositivos inteligentes; isto transforma os telemóveis em tokens virtuais. Para além disso, 2 000 funcionários da T-Mobile converteram-se nos primeiros utilizadores da solução SecurICE (In Case of Emergency – em caso de emergência).

Trata-se de um serviço da SecurEnvoy para situações de emergência, através do qual os utilizadores podem aceder de forma imediata e segura à rede da empresa se estiverem temporariamente impedidos de chegar às instalações da mesma.

Telemóveis em vez de tokens físicos

Em vez de utilizar tokens físicos ou cartões inteligentes, os funcionários da T-Mobile podem agora aceder à rede através do SecurAccess, utilizando um processo de autenticação de dois fatores altamente seguro: o primeiro fator é uma palavra-passe definida pelo utilizador e o segundo é um código de acesso criado dinamicamente pelo SecurAccess, que o sistema pode enviar por e-mail, SMS ou através de uma aplicação para o telemóvel do utilizador. Se o funcionário pretender aceder à rede da empresa, terá de inserir os dois fatores. 

Assim que o código de acesso criado pelo sistema for utilizado, o SecurAccess envia um novo código para o telemóvel do utilizador, para garantir que os funcionários da T-Mobile têm sempre um código de acesso à rede válido.

Dado que cada funcionário é a única pessoa a conhecer os seus dois fatores, impede-se assim que terceiros não autorizados acedam à rede e obtenham dados. 

Os utilizadores remotos regulares utilizam o SecurAccess, ao passo que os trabalhadores do escritório foram registados para utilizar o SecurICE em casos de emergência ou outros incidentes, tais como o mau tempo ou problemas de trânsito, que os impeçam de chegar ao trabalho como planeado.

Desde que introduziu as soluções da SecurEnvoy, a T-Mobile poupou consideravelmente em tempo e custos, dado que já não é necessária a aquisição dispendiosa de tokens hardware adicionais.

Além disso, deixaram também de ser necessárias longas sessões de formação. 

“Somos uma operadora de telecomunicações móveis, e é importante estarmos à altura das expectativas das pessoas no que diz respeito à nossa marca”, explica Darren Westmore, gestor de projetos da T-Mobile. “Queremos tornar o trabalho móvel descentralizado o mais simples possível, mantendo os mais elevados níveis de segurança. No entanto, a utilização de tokens físicos acabou por ser uma abordagem extremamente complicada, para além de pouco prática; o SecurAccess eliminou esse problema. E o melhor é que o SecurAccess e o SecurICE nos ajudam a promover a utilização de telemóveis. Adicionaram um novo nível de funcionalidade aos nossos produtos, aumentando assim o valor da nossa marca.”

Sobre a SecurEnvoy

A SecurEnvoy (www.securenvoy.de) é a principal empresa de confiança a nível mundial na autenticação de dois fatores sem tokens (Tokenless®). A empresa foi pioneira na autenticação Tokenless® baseada em telemóveis.

A sua abordagem inovadora ao mercado Tokenless® fez com que, atualmente, milhares de utilizadores de todo o mundo beneficiem das suas soluções. Com utilizadores implantados em cinco continentes, os seus clientes beneficiam de uma redução de tempo significativa na implantação e uma pegada zero significa que não há implantação de software remoto e que os administradores podem usufruir de ferramentas de gestão que lhes permitem implantar rapidamente até 100 000 utilizadores por hora  Com a sua abordagem centrada no canal, a SecurEnvoy continua a expandir as suas receitas e rentabilidade, anos após ano, com clientes da Banca, Finanças, Seguros, Governo, Indústria, Marketing, Comércio, Telecomunicações, Beneficência, Construção e Direito. Os seus parceiros incluem a Juniper, AEP, Astaro, Sophos, Citrix, Fortinet, Cisco, Checkpoint, Microsoft, F5, entre outros.