BICICLETAS, mais utilizadas ou mais visadas? - NetSeg

BICICLETAS, mais utilizadas ou mais visadas?

Dicas | 04/03/2013

Por Luis Carlos do Carmo

Nossa dica de segurança hoje é voltada ao aumento na utilização de bicicletas como meio de transporte ao trabalho, escola ou lazer.

Cada vez mais se percebe o estimulo ao uso de outras formas de transporte que não o automóvel na cidade de São Paulo. NÃO CABE MAIS CARROS EM NOSSA MEGALÓPOLE!

Mas como toda boa solução rapidamente apresenta problemas quando demanda grande procura, pudemos observar nestes últimos dois anos que aumentou também o furto de bicicletas tanto nas estações de guarda bike como nos parques.

Infelizmente, dentro do parque do Ibirapuera, por exemplo, tem sido frequente o roubo de bikes presas com cadeado, correntes, etc. E, na verdade, para evitar esta ação a GCM - Guarda Civil Metropolitana tem tido enorme dificuldade, pois o local é vigiado também por segurança privada o que limita a ação do pessoal treinado da GCM.

Existe uma proposta de criar pontos fechados com grades que será coordenada pelo pessoal da GCM, mas que depende de vontade política apenas, já que até o local pra o primeiro piloto já existe.

Talvez com ajuda da população e usuários do parque possamos acelerar este processo e por fim aos roubos diários dentro do parque, o que torna um local de lazer em uma preocupação constante.

Outra dica que tem oferecido um resultado interessante são as bikes do ITAÚ pelo fato de permitirem o uso sem custo por 30 min e a opção de retirar uma bike em determinada estação próxima do usuário e devolve-la em outra estação próxima ao local onde pretende ir. Isto tem sido uma constante, tanto para ir ao trabalho, para escola ou faculdade, ou até mesmo para chegar a uma estação do metro.

Pela simplicidade do sistema, que utiliza um app (aplicativo) que pode ser baixado gratuitamente em qualquer smart phone isto tem mostrado uma boa solução para o dia a dia dos cidadãos da nossa grande São Paulo. O Sistema é composto de Estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, onde os Clientes cadastrados podem retirar uma Bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra Estação. O App ainda mostra quais estações tem bikes disponíveis ou mesmo vaga para devolução, permitindo assim que você vá direto ao ponto mais próximo. 

Saiba mais em http://www.mobilicidade.com.br/bikesampa.asp.