Atmosfera: solução Avigilon substitui sistema analógico - NetSeg

Atmosfera: solução Avigilon substitui sistema analógico

Monitoramento | 2015-07-23

A reconstrução, em 2011, do prédio B, após um incêndio ocorrido em 2008, levou a Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis, por exigências da seguradora, a decidir-se por um sistema de CFTV IP com alta definição. A Atmosfera optou pela solução Avigilon, fornecida pela Paris Cabos – empresa do Grupo Policom ­­­– e implementada pela Fundamentos IT em sua matriz em Jundiaí (SP).

Essa solução monitora as docas, o pátio interno, a divisa do prédio e toda a fábrica e os corredores de acesso ao vestiário corredores dessa planta, onde estão as lavanderias de toalhas industriais e de Equipamentos de Proteção Industrial (luvas, tapetes, maps, toalhas etc.). Estende-se também ao prédio A, onde três câmeras monitoram toda a área de hotelaria, hospitalar, uniformes e tecelagem para limpeza industrial.

Em operação desde 2012, quando o novo prédio foi inaugurado, o sistema Avigilon trouxe muitos ganhos para a Atmosfera quando comparado à solução anterior, que era analógica. A aquisição foi viabilizada após a lavanderia industrial testar a solução in loco, por uma semana. “Vimos como funcionava, operamos os equipamentos e pudermos integrar o sistema ao nosso servidor, sem novo investimento”, ressaltam Islan Coelho, analista de Projeto, e Dennys Fumachi, supervisor de Projetos e Suporte, lembrando que foram procurados pela Paris Cabos por conta “do cabeamento estruturado da planta em construção, e, no final, acabamos nos interessando pelo CFTV IP”.

Uma coincidência também pesou na decisão: “a Fundamentos TI trabalha com a nossa empresa há muitos anos, e ela também é uma integradora treinada e certificada pelo Grupo Policom”, informa Fumachi.

Os resultados positivos e a qualidade do suporte, de acordo com Elisângela Gomes, gerente de Tecnologia da Atmosfera, “levou a Atmosfera ao projeto de replicar o modelo para todas as unidades”.

Entre os benefícios, Islan Coelho cita a facilidade de operação e de instalação, “a ponto de a própria equipe de TI fazer a manutenção do sistema”. Além disso, “foi possível otimizar o custo de instalação devido à possibilidade de optar pelo nosso próprio servidor no data center da Atmosfera e de usar o mesmo cabeamento da rede de dados já existente, pois toda a planta é informatizada, incluindo as lâmpadas e o controle de água e de produtos para higienização”, destaca.

A gestão está a cargo do Avigilon Control Center, que, de acordo com o usuário, é fácil de monitorar. Otimiza a gravação das imagens e tem papel importante na seleção e filtragem de imagens para gravação por objeto e por área e movimentação na área.

Além de contar com duas câmeras dome 360º, que monitoram praticamente toda a fábrica, com área de 5.000 metros quadrados, o sistema é formado por doze câmeras Avigilon, MPx modelo fixa da série H3 com resoluções de 2 MPx, 3 MPx e 5 MPx. Ainda conta com duas câmeras Avigilon panorâmicas 360º Essas câmeras panorâmicas são indicadas para instalação em teto ou forro, posicionado ao centro de salas e permite o monitoramento simultâneo de quatro cenas como, por exemplo, corredores, acessos e vagas de estacionamento.

O sistema de CFTV IP da Atmosfera é direcionado à vigilância interna e externa, trafego de pessoas e veículos. A decisão pela solução Avigilon esteve diretamente relacionada à qualidade da imagem, facilidade de configuração e gerenciamento.

Os dois prédios, distribuídos em terreno com 50 mil metros quadrados, são interligados entre si e ao data center por fibra óptica. Para evitar que as câmeras sejam afetadas pela umidade, As câmeras instaladas em ambiente externo são protegidas por caixas de proteção IP66 equipadas com iluminadores infravermelho (IR) com alcance de 50 metros, garantindo nitidez para as imagens, mesmo com baixa luminosidade no ambiente ou em período noturno.

A central de segurança da Atmosfera conta, ainda, com a organização de racks modelos Top Solution G3, GP Racks Server e GP Racks Mini, soluções exclusivas do Grupo Policom.

Um diferencial na solução implantada na Atmosfera envolve a inexistência de um centro de controle. O sistema, explica Fumachi, distribui as imagens para os gestores, que podem consultá-las no momento em que desejarem, pois o software do Avigilon Control Center é soft cliente. Além disso, as imagens são armazenadas na central de segurança e podem ser acessadas pelo responsável sempre que necessário”.

O aplicativo Avigilon Control Center 5.0 permite que os profissionais de segurança se conectem ao software de gerenciamento de vídeo em rede Avigilon Control Center (NVMS), inclusive sobre qualquer rede IP wireless com equipamentos Apple – incluindo iPad, iPhone e iPod Touch – e soluções com sistema Android. Desse modo, de qualquer local é possível visualização remota de vídeo ao vivo e gravado, encurtando o tempo de resposta a incidentes.

Sobre a Atmosfera

Líder no mercado brasileiro de gestão e higienização de têxteis, a Atmosfera atua nos segmentos industrial, hospitalar e de hotelaria. A empresa conta com mais de três mil colaboradores e atende cerca de três mil clientes através de suas unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. Hoje, em Jundiaí (SP), a empresa conta com o maior complexo de lavanderias do mundo, e agora faz parte do Grupo ELIS, líder no mercado de mundial de lavanderias.

Sobre a Fundamentos iT’s

A  Fundamento iT’s soma 15 anos de experiência em desenvolvimento e execução de projetos de TI, telecom e instalação, atuando no formato de turn-key. Entre suas especialidades está a construção de data center normatizado, com porta-parede piso elevado, refrigeração de precisão e conforto com sistema de alternância, além de controle interno de umidade, temperatura e fumaça. A empresa também é especialista na construção do cabeamento metálico e óptico para redes convergentes de dados, voz e imagem, assim como na construção dos leitos de infraestrutura aéreo e subterrâneo. Projetos e instalações em rede elétrica de baixa tensão, certificação de obra, asbuilt, garantia estendida e manutenção industrial também são destaque.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) investe no atendimento do cliente com produtos de alto valor agregado e de preço acessível, que pode ser adequado ao orçamento do cliente sem redução da qualidade final do projeto. Caracterizando-se, também, por atuação comercial flexível, o Grupo Policom insere inovação e criatividade em seu DNA, agregando entre seus diferenciais competitivos o fato de ser 100% brasileiro. Além disso, seus colaboradores são focados no desenvolvimento e na criação de soluções que atendem os clientes e transfiram conhecimento tanto aos parceiros comerciais, quanto ao cliente final.

Essas características preservadas e fortalecidas ao longo desses 20 anos mantém o Grupo Policom como referência no mercado nacional de distribuição de produtos dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP. Sua atuação estende-se aos mais diversos setores produtivos, a exemplo de operação crítica, data centers, infraestrutura de transporte e logística, portos e aeroportos, ambientes corporativos, redes varejistas e shopping centers, hospitais, universidades, indústrias, estádios e arenas esportivas, estacionamentos etc.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP) e Policom Paraná (Curitiba-PR), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados é um espaço direcionado a treinamento, capacitação e demonstração das soluções de alta tecnologia comercializadas, funcionando como um showroom aberto à visitação pelos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 160 colaboradores.

Informações para a Imprensa: kpenteado@vetorcom.com.br