Tecnologia Nice está presente também nas casas e escritórios inteligentes que utilizam energia solar - NetAv

Tecnologia Nice está presente também nas casas e escritórios inteligentes que utilizam energia solar

Residencial | 2023-01-05

O aumento dos preços da energia impulsionou o uso da geração fotovoltaica em empresas e residências, muitas com instalações de autoconsumo. Para atender a esse novo cenário, a Nice oferece soluções que otimizam o uso de energia, ajudando a reduzir o impacto ambiental das casas.

Nice, líder global em soluções para gerenciamento e segurança de residências e edifícios, oferece aos usuários de energia solar a possibilidade de aproveitar ao máximo a eletricidade gerada em residências equipadas com painéis fotovoltaicos. É uma tecnologia de última geração que otimiza o consumo da energia gerada por meio da automação, aproveitando, sempre que possível, a luz natural (abertura automática de persianas durante o dia, por exemplo), e controlando o funcionamento de lâmpadas e de todos os demais equipamentos elétricos conectados, como o aparelho de ar-condicionado, que consome muita energia e é responsável pela temperatura interna da casa.

Já é possível programar o sistema Yubii Home para que ele possa utilizar o excedente de energia solar gerado, quando existir, possibilitando economia para o usuário e redução do impacto ambiental. De acordo com a Associação Brasileira de Energía Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a expectativa de crescimento do setor de energía solar no Brasil é de 42%, a 34GW, e os novos investimentos poderão ultrapassar a cifra de 50 bilhões de reais.

O aumento substancial dos preços da energia elétrica convencional, em 2021, juntamente com requisitos legais menos restritivos para o uso da energia solar, são decisivos para esta decolagem.

No entanto, ainda não existem sistemas de armazenamento suficientemente confiáveis ou acessíveis ao mercado para evitar a perda de energia gerada, que não tenha sido consumida em todos os momentos. Isso significa que, todos os dias, eles são obrigados a adaptar seus hábitos de consumo para aproveitar as horas de maior produção e, assim, evitar pagar até dez vezes mais pela eletricidade, que obtêm da rede, fora desse horário.

Por outro lado, o aplicativo inversor permite que os proprietários de instalações de autoconsumo, especialmente domésticos, conheçam seus dados sobre geração e consumo de energia, mesmo sem estarem habilitados a gerenciar esse equilíbrio.

Evitar o desperdício econômico e de recursos, ao mesmo tempo em que otimiza a gestão de energia, já é possível com a Nice, que disponibiliza aos usuários do Yubii Home a  possibilidade de integrar inversores elétricos na casa sem custo extra. Com isso, cada consumidor pode decidir o que fazer com a energia excedente, sem a necessidade de mudar seus hábitos.

O Yubii Home pode ser programado para controlar o equilíbrio entre produção e consumo, de modo que a energia excedente é usada em diferentes aplicações cotidianas, como irrigação automática de jardim e carregamento de baterias de um veículo ou um aparelho elétrico, entre outros exemplos. Para tanto, basta incorporar um arquivo no Yubii Home que permita sua conexão com o IP do investidor, mostrando o painel de controle correspondente.

O gateway Yubii Home conecta as  tecnologias Nice, FIBARO e elero e pode ser integrado a mais de 3.000 dispositivos de terceiros, graças à compatibilidade com os protocolos Z-Wave e Wi-Fi. Entre eles, vale destacar as principais marcas de inversores, que convertem a corrente contínua gerada com painéis solares fotovoltaicos em corrente alternada.

Além de oferecer essa possibilidade de interagir com instalações fotovoltaicas, a Nice também disponibiliza ao mercado diferentes dispositivos que são alimentados por energia solar, como automatizadores de portões, portas e persianas.

Com o desenvolvimento de produtos e soluções que visam um menor consumo de recursos e apresentam menor impacto ambiental, a Nice avança no cumprimento dos compromissos com a sua estratégia de sustentabilidade, no pilar Produto e,  também, em ações nas áreas ambiental, social e de boa governação.

Minimizar o impacto ambiental da casa ou do escritório é tarefa de todos: usuários, instaladores e, claro, fornecedores de equipamentos.  Como a Nice, todos devem estar comprometidos em desenvolver soluções eficientes para resolver problemas cotidianos em residências e escritórios.

Sobre a Nice

Multinacional italiana com sede em Oderzo (Treviso) e com forte vocação internacional, a Nice é líder global em soluções para gerenciamento e segurança de residências e edifícios, bem como dispositivos e sistemas inteligentes e conectados para aplicações residenciais e comerciais, controle de segurança e acesso, IA (inteligência artificial), saúde e bem-estar, controle e energia/AV, com o objetivo de combinar funcionalidade e design para simplificar o dia a dia das pessoas. A Nice iniciou um caminho estratégico de expansão e ampliação do seu portfólio de soluções e plataformas conectadas, com o objetivo de oferecer uma ampla escolha de soluções personalizáveis para o consumidor final. Soma-se a isso o fortalecimento e a expansão em mercados com alto potencial de crescimento e um novo posicionamento de marca que deixam a Nice pronta para competir em novos segmentos de mercado. A Nice é sinônimo de tecnologia e excelência: suas soluções são utilizadas em todo o mundo e aplicadas em espaços públicos e privados, como aeroportos e locais de prestígio. Graças ao seu fundador e atual Presidente, Lauro Buoro, e aos 3.000 profissionais que trabalham todos os dias para atingir os objetivos da empresa, a Nice distribui seus produtos em 15 centros de P&D e 13 instalações de manufatura atendendo parceiros e clientes em mais de 100 países e nos cinco continentes. A Nice Brasil, no país desde 2011, é uma divisão estratégica para a Nice. A empresa fornece produtos para mais de 400 distribuidores na América Latina e possui unidades em Limeira (SP), Santa Rita do Sapucaí (MG) e São Caetano do Sul (SP), com liderança no mercado em soluções para controle de acesso e automação de portões.