Nice aposta em tecnologia para garantir segurança a condomínios - NetSeg

Nice aposta em tecnologia para garantir segurança a condomínios

Acesso | 2021-07-13

Versátil, sistema de gerenciamento de acessos permite integração de funcionalidades modularmente.

Muito além do manejo de entrada e saída, as soluções para controle de acesso da Nice, multinacional italiana líder e referência em automação residencial e segurança eletrônica, contam com a tecnologia como aliada para garantir segurança e praticidade aos condomínios. A busca por proteção pessoal e patrimonial tem se tornado, cada vez mais, prioridade. O Brasil é o país em que a preocupação com segurança mais cresce no mundo, de acordo com a edição de 2020 da pesquisa global Unisys Security Index (USI). O país alcançou 197 pontos dos 300 totais, recorde histórico desde o início do índice, na frente de nações como México e Colômbia. Com um crescimento de sete pontos em relação a 2019, o Brasil registrou o maior aumento entre os 15 países avaliados.

Atenta a esse cenário, a Nice trabalha constantemente para aprimorar suas soluções às demandas do mercado. Sempre inovador, o sistema Nice Guarita é líder de presença em condomínios de todo o Brasil há mais de 10 anos. Graças ao conceito de modularidade composto por uma única central, diversos receptores e dispositivos podem ser adicionados conforme a necessidade de novas funcionalidades ou ampliação das instalações.

“Geralmente, o excesso de etapas nas operações de controle de acesso pode ocasionar gargalos que, além de inconveniência aos moradores e visitantes, criam ainda pontos de vulnerabilidade à segurança do condomínio. A evolução tecnológica permitiu que segurança e conveniência andassem juntas. Hoje, o acesso a um condomínio deixou de ser um processo burocrático e demorado”, destaca David Girelli, gerente de Marketing da Nice.

Por sua característica modular, a nova geração do Módulo Guarita, possui compatibilidade para integração com diversos recursos, acessórios e softwares, permitindo com que as autenticações de acesso se tornem um processo quase invisível ao usuário, mas que garantem um nível de segurança muito superior do que no passado. Atualmente, para acessar as dependências de um condomínio, é possível utilizar múltiplos métodos combinados para acesso de veículos e pessoas, que aumentam a eficácia e reduzem os pontos de atrito com o usuário.

De olho dos veículos

É muito comum que grandes condomínios formem filas de veículos na entrada em horários de pico. Com a antena UHF veicular RTAG3000 da Nice, a primeira do segmento a ser desenvolvida e produzida 100% no Brasil, combinada com um sistema de eclusa, é possível agilizar a autenticação dos veículos que acessam o estacionamento abrindo a primeira cancela, função semelhante a esta pode ser executada com o recurso LPR, sigla para License Plate Reader que reconhece a placa dos veículos e autoriza a entrada, este recurso está disponível no novo software NiceSiga lançado pela empresa em 2021.

Outro acessório muito usado é o sensor de loop indutivo, que tem como objetivo detectar a presença de veículos e liberar a abertura do portão apenas para o veículo autorizado. Esta solução pode ser aplicada em cancelas e portões. Aliado aos sensores indutivos, o módulo de intertravamento permite a gestão da abertura de somente uma porta ou portão por vez, evitando acessos não identificados de veículos carona e até mesmo de pedestres.

Sejam os passageiros de um veículo ou pedestres, a autenticação da identidade das pessoas também é um ponto crítico no acesso tanto em relação à conveniência quanto à segurança. Esta é uma das áreas que mais evoluiu nos últimos anos, principalmente no período de pandemia. A solução mais adotada ainda são os chaveiros e cartões de proximidade, que além de evitar o contato físico, é uma solução econômica. O ponto negativo é que obriga o usuário a carregar um objetivo sempre consigo, além de ocasionar vulnerabilidade em caso de perda ou transferência do cartão para pessoas não autorizadas. Atualmente, os leitores biométricos para leitura de digitais ou reconhecimento facial têm ganhado mais espaço graças à confiabilidade e alto nível de segurança.

Além dos acessórios, muitas funcionalidades presentes no Sistema Nice Guarita e no software NiceSiga também contribuem para trazer conveniência com segurança aos condomínios. O controle de rotas, por exemplo, permite configurar quais portas cada autorização libera o acesso, o sistema anti-passback impede a entrada de usuários que tenham registro de entrada, mas não de saída.

A Nice possui ainda uma linha de catracas que contribuem de forma integrativa para o controle de fluxo de pessoas. Também compatível de ser integrado modularmente, o essencial dispositivo no-break confere confiabilidade ao sistema, garantindo o funcionamento mesmo em casos de queda de energia.

Sobre a Nice

Multinacional italiana com sede em Oderzo (Treviso) e com forte vocação internacional, a Nice é líder global em Automação Residencial, Smart Home e Segurança Residencial, com o objetivo de combinar funcionalidade e design para simplificar o dia a dia das pessoas. A Nice é sinônimo de tecnologia e excelência: suas soluções são utilizadas em todo o mundo e aplicadas em espaços públicos e privados, como aeroportos e locais de prestígio. Graças ao seu fundador e atual Presidente, Lauro Buoro, e aos 2.300 profissionais que trabalham todos os dias para atingir os objetivos da empresa, a Nice distribui seus produtos em mais de 100 países ao redor do mundo, com 24 filiais em cinco continentes, 14 unidades de produção e 13 centros de pesquisa e desenvolvimento. A Nice Brasil, no país desde 2011, é uma divisão estratégica para a Nice. A empresa fornece produtos para mais de 400 distribuidores na América Latina e possui unidades em Limeira (SP), Santa Rita do Sapucaí (MG) e São Caetano do Sul (SP), com liderança no mercado em soluções para controle de acesso e automação de portões. Saiba mais em www.niceforyou.com/br.