Seal Telecom destaca os principais cuidados que se deve ter na hora de montar um data center - NetSeg

Seal Telecom destaca os principais cuidados que se deve ter na hora de montar um data center

Corporativo | 2021-10-20

De hospitais até aeroportos, os centros de processamento de dados estão por trás das maiores missões críticas do planeta.

O data center é o local físico onde empresas armazenam uma série de dados - alguns deles sensíveis para suas operações, e até confidenciais. O acesso ágil a essas informações e a segurança delas é essencial para negócios de todas as áreas imagináveis, inclusive, os data centers estão por trás das maiores missões críticas do planeta, tais como saúde e logística. São ambientes apropriados para receber máquinas, portanto, todo o sistema de resfriamento, elétrico e hidráulico é projetado especialmente para o funcionamento e manutenção dos equipamentos ali alocados. 

Para auxiliar quem está prestes a montar um data center, especialistas da Seal Telecom, uma empresa do Grupo Convergint, indicam quais cuidados é preciso tomar na hora de montar a infraestrutura desses espaços de armazenamento para evitar contratempos como superaquecimento, incêndios, excesso de umidade, entre outros. 

Busque um sistema de resfriamento adequado: Quando imaginamos um sistema de resfriamento, lembramos do ar condicionado que estamos habituados a utilizar em residências e escritórios. O que acontece neste caso é que o ar condicionado usado em data centers deve ser específico e diferente dos tradicionais. Equipamentos de refrigeração de ambiente para casas e escritórios tendem a trazer muita umidade para o local, no caso do data center, a umidade poderia gerar curto circuito nos equipamentos e, consequentemente, um incêndio na sala, acarretando as perdas de todos os dados ali guardados. 

Instale um sistema anti-incêndio: É igualmente importante ter um sistema contra fogo que responda rapidamente a qualquer indício de fumaça dentro da sala de equipamentos. As empresas devem estar cientes também de quais métodos anti chamas estão disponíveis no país que o data center será implementado. Em países como os Estados Unidos, as salas são feitas exclusivamente para os equipamentos, sendo assim, o sistema anti-incêndio é feito com base em gás carbônico, e dispara a qualquer sinal de fumaça. Esse gás, que é altamente nocivo para humanos, é emitido por toda a sala, eliminando instantaneamente o problema. Já no Brasil, esse tipo de sistema é proibido, e o Corpo de Bombeiros autoriza apenas substâncias que não prejudiquem a camada de ozônio.

Saiba a importância da iluminação: Para as salas que contam com um monitoramento presencial, é essencial investir em um sistema de iluminação adequado, que permita que os engenheiros façam a leitura de dados de maneira ágil e eficaz, sem perda de tempo e sem riscos de anotar alguma informação errada.

Mantenha uma distância da empresa ao data center: Acidentes em uma empresa podem levar embora todos os arquivos e informações pessoais de clientes, que jamais poderão ser recuperadas. Há exemplos, como no 11 de setembro, de companhias que possuíam data center na torre vizinha e perdeu todo seu histórico de negócios, acabando com qualquer chance de recuperação por parte da companhia. Por isso, hoje é aconselhado que um data center fique um pouco distante da empresa.

Encontre o parceiro ideal: Para que todo o projeto de construção seja executado da maneira mais correta e dentro das normas de segurança, é muito importante contar com a parceria de uma empresa especialista na concepção e construção de um data center customizado, ajustado às necessidades do negócio.

“Hoje, a Seal Telecom conta com uma equipe de engenheiros especializados na criação e manutenção de centrais de processamento de dados, com acesso às melhores ferramentas do mercado, inclusive de cibersegurança, para criar um ambiente seguro e na medida certa, com medidores que facilitam o monitoramento das máquinas e do fluxo de pessoas, predizem falhas e protegem de ataques”, destaca Cristiano Felicíssimo, Diretor de pré-vendas Latam da Seal Telecom. 

Sobre a Seal Telecom

A Seal Telecom, uma empresa do Grupo Convergint, é uma multinacional integradora de soluções. Com forte presença na América Latina, oferece soluções inovadoras de Áudio e Vídeo, Comunicação Unificada, Smart Buildings, Broadcast, Incêndio e Segurança, customizadas para as necessidades de cada cliente. A Seal Telecom é certificada pelas ISO 9001:2015 e 27001:2013 e mantém escritórios no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai, Peru, EUA, Europa, Ásia e Austrália com mais de 150 escritórios em todo o mundo, visite: www.sealtelecom.com

Sobre a Convergint 

A Convergint é uma integradora de sistemas, líder mundial do setor, de US $1,4 bilhão, que projeta, instala e presta serviços em segurança eletrônica, cibersegurança, alarme de incêndio e sistemas de segurança vital. Listada como integradora de sistemas no 1 no Relatório sobre as Principais Integradoras de Sistemas, da SDM Magazine, nos últimos três anos, a Convergint tem mais de 5 mil colaboradores e mais de 150 unidades espalhadas pelo mundo, incluindo forte presença na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.