Conheça algumas vantagens da IA em sistemas de CFTV - NetSeg

Conheça algumas vantagens da IA em sistemas de CFTV

Monitoramento | 2022-04-26

A IA no monitoramento CFTV deixou de ser tema comum em filmes e livros de ficção científica para tornar-se um recurso importante na segurança patrimonial e de pessoas – entre muitas outras formas de uso.  

Seu potencial de utilização é tão grande que, a título de comparação, é como se os sistemas de videomonitoramento ganhassem um cérebro digital para colaborar com seus olhos digitais. 

Essa inovadora tecnologia permite, por exemplo, analisar em tempo real várias imagens de vídeos sem necessitar de intervenção humana. Sempre com uma velocidade impressionante. 

Mas vai além. O mercado já conta com soluções capazes de identificar, entre outras situações, quando alguém está praticando atos de vandalismo ou violência. 

Também podem identificar atitudes suspeitas – como uma bolsa largada em algum ponto da cidade ou nos arredores de uma empresa – ou uma lata de lixo que está transbordando.  

E, o melhor: para todos esses tipos de ocorrências, que podem representar inconvenientes ou perigo, essas ferramentas inovadoras que usam a Inteligência Artificial emitem alertas para que as devidas providências sejam tomadas. 

Ou seja, a IA no monitoramento CFTV significa maior proteção e agilidade nas decisões destinadas à segurança.

Por dentro do conceito de Inteligência Artificial 

Foi o gênio matemático Alan Turing, inglês mundialmente conhecido por conta do filme O jogo da imitação, o primeiro a pensar em máquinas inteligentes.  

Essa ideia, inclusive, ficou conhecida no meio acadêmico por conta de um artigo publicado por Turin, em 1950! 

Mas foi o americano, cientista da computação, John McCarthy o responsável por criar o termo Inteligência Artificial (IA). E defini-la como sendo a tecnologia que permite às máquinas simularem a forma de pensamento humano e, assim, interpretar, aprender e processar informações para tomar atitudes lógicas. 

A inteligência das máquinas diminui a margem de erros nas decisões e, não à toa, vem sendo empregada em diversos setores.  

Entre eles, saúde, nas chamadas cidades inteligentes e na área de segurança patrimonial, quando IA no monitoramento CFTV eleva o nível de proteção. 

Como a IA é aplicada no monitoramento de CFTV 

A Inteligência Artificial detecta facilmente atitudes suspeitas ou comportamentos inadequados dos indivíduos.  

Como, por exemplo, o colaborador que não usa determinada roupa ou acessório de proteção para entrar em um ambiente que precisa estar livre de contaminação. Ou, ainda, o condômino que descarta lixo em local inadequado e pode ser descoberto no ato da conduta. 

A tecnologia funciona e emite alertas 24h/dia, em empresas ou condomínios residenciais, entre outros ambientes que utilizam sistema de videomonitoramento. 

Até mesmo no ambiente externo, a IA no monitoramento de CFTV é um excelente aliado da segurança.  

Utilizando câmeras com radares, em conjunto com dispositivos de rastreamento, elas conseguem detectar quando algo ou alguém cruza o limite estabelecido pelo sistema. Assim, automaticamente, emite um alarme para a equipe de videomonitoramento. 

IA no monitoramento de CFTV exige apoio de soluções de alta performance 

A IA no monitoramento de CFTV colabora para ampliar a segurança de ambientes internos e externos, podendo detectar problemas e avisar os responsáveis para uma pronta ação. Isso para citar apenas alguns dos seus muitos benefícios. 

Contudo, nem mesmo a mais moderna tecnologia pode garantir sucesso em projetos de videomonitoramento se não houver o apoio de soluções de alta performance. 

Sobre a SDC

A SDC é especializada em fornecer equipamentos de alta performance, customizados segundo as necessidades de cada projeto, inclusive os de alta complexidade – nossa especialidade.  

Essas soluções inovadoras e robustas, como os workstations para IA, têm a capacidade de suportar o nível de desempenho exigido em operações dessa natureza.  

Além disso, nosso suporte técnico altamente especializado é sinônimo de eficiência e agilidade. Ou seja, além de adquirir os melhores equipamentos, nossos clientes também asseguram o apoio de profissionais com grande experiência na área. 

Por todos esses fatores e, também, pela excelente relação custo-benefício, a SDC é a parceira ideal para seu projeto de videomonitoramento.